Topo

Artigo - Neurociência, criatividade, psicologia e economia comportamental: Conexões

Considerações preliminares 

Em 1993 fui convidado pela direção da FAAP para integrar uma delegação de 13 professores para participar do maior evento anual de solução criativa de problemas em Buffalo, estado de Nova York. Tal convite me causou enorme surpresa, pois acreditava não ser uma pessoa criativa e, nesse sentido, fiquei em dúvida se tal investimento feito pela Fundação não seria um desperdício de recursos. 

Hoje, passados 30 anos, sou muito grato pela oportunidade. Primeiro por ter me aberto os olhos para uma realidade até então totalmente desconhecida, que me permitiu uma evolução pessoal e profissional até então jamais imaginada. Segundo, por criar possibilidades de estabelecer novos relacionamentos que se mostraram frutíferos e permanentes. E, terceiro, por me dar a chance de enveredar por um novo campo de conhecimento, a criatividade, que se mostrou um excelente complemento à formação original de economista. 

Despertado para a importância da criatividade, matriz teórica da solução criativa de problemas, passei a me aprofundar cada vez mais no assunto, concentrando meus interesses, estudos e pesquisas em duas áreas de aplicação da criatividade: a economia e a educação. 

Com isso, à medida que o tempo foi passando, fui conhecendo e me familiarizando com livros e especialistas que se tornaram fundamentais para meu aperfeiçoamento, alguns dos quais serão mencionados neste artigo.

Veja artigo em PDF...

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br