Topo

Histórico

FENECON: 57 anos de avanços e desafios - 23.09.1955 – 23.09.2012

Ao se completar 57 anos de fundação da FENECON se pode afirmar, sem sombra de dúvidas, que dificuldades imensas foram suplantadas, sobretudo nos últimos quatorze anos, graças, sobretudo, ao trabalho coletivo que foi desenvolvido por um conjunto de abnegados economistas.

Na realidade, nestes últimos 14 anos se iniciou um amplo trabalho, inicialmente de revitalização da nossa entidade sindical de representação nacional, e, posteriormente, de ampliação e consolidação de suas atividades institucionais.

Nesta fase mais recente é possível registrar alguns avanços importantes para o Sistema SINDECONS/FENECON, entre os quais se destacam:

• a revitalização de cinco sindicatos;

• o processo de informatização de nove sindicatos, iniciado em 2000, em sintonia com as inovações feitas na Federação;

• a realização de cursos e encontros nacionais e regionais por dez sindicatos;

• a institucionalização do processo de planejamento no âmbito da FENECON;

• a ampliação da base financeira, tanto da Federação como de grande parte dos seus vinte e um SINDECONS afiliados, graças inclusive à modernização do sistema de cobrança da Contribuição Sindical;

• a participação de dezenas de dirigentes e lideranças sindicais da categoria em cursos, congressos e encontro nacionais e internacionais;

• a reforma e modernização não só do estatuto da Federação, como também de vários sindicatos afiliados, permitiu atualizar e ampliar os objetivos institucionais e a estrutura organizacional das nossas entidades à realidade política e social;

• o importante nessa reforma foi a criação de três vice-presidências e de cinco diretorias regionais, fortalecendo o caráter federativo da entidade, afora a introdução do voto proporcional nas eleições da Federação, de forma presencial e por correspondência;

• a preservação do caráter plural e democrático, no regime de convivência e trabalho no âmbito dos órgãos da Federação;

• e a realização de cinco Encontros Nacionais de Entidades Sindicais (ENESES), com resultados expressivos e amplamente aprovados pelos seus participantes, como atestaram os questionários de avaliação;

Ainda no âmbito sindical, cabe ressaltar a realização em agosto de 2012 do primeiro Curso de Formação de Dirigentes Sindicais, em Curitiba-PR, realizado em conjunto com o SINDECON-PR e com o apoio da CNPL, UGT e OIT, esta inclusive chancelando os certificados do treinamento, muito bem avaliado pelos seus participantes.

Outra grande conquista se deu na questão da formação das futuras gerações de economistas, graças a instituição das novas diretrizes curriculares do Curso de Economia em 2005, atendendo antiga reivindicação da categoria, num esforço coletivo que reuniu também o COFECON, a ANGE e a ANPEC e um grupo de dedicados professores, entre os quais o saudoso Prof. Armando Dias Mendes, que já tinha dado valiosa contribuição à categoria como autor do parecer que deu origem às diretrizes curriculares de 1984.

Mas essa parceria não se encerrou com essa conquista, pois ações conjuntas continuaram ocorrendo em prol da melhoria de qualidade da formação dos economistas brasileiros.

Seguindo esse princípio é que a FENECON, após ver sua proposta de realização de nova pesquisa sobre o mercado de trabalho do economista, aprovada por unanimidade pela plenária do SINCE realizado este mês em Belo Horizonte, se prepara para colaborar com esse trabalho, pela expressiva importância que seus resultados terão para a ação das entidades da categoria.

No âmbito trabalhista, também em parceria com o Conselho Federal de Economia e vários CORECONS e SINDECONS, uma série de ações foram feitas nos últimos 12 anos, em defesa dos direitos e interesses dos economistas, na busca da melhoria das condições de trabalho, emprego, remuneração, respeito e ampliação do mercado de trabalho.

É a nossa agenda trabalhista, onde reivindicações de âmbito nacional e regionais são trazidas à FENECON e ao COFECON, em busca de soluções, como ocorreu no BNDES, INCRA, IBAMA, DNPM, ANATEL, Correios, Polícia Federal, BNB etc., e mais recentemente no Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco da Amazônia e BRDE.

Mas apesar de todos esses avanços, novos desafios estão sendo enfrentados pelo Sistema SINDECONS/FENECON, um dos quais se refere à ampliação das suas bases sociais, o que lhe dará maior legitimidade, ao mesmo tempo em que fortalecerá sua capacidade de investir. As limitações financeiras continuam sendo superadas com muito esforço, mas ainda assim têm impedido que muitas das nossas entidades atendam melhor as demandas da categoria.

Em que pese o posicionamento público que a FENECON passou a ter, sobre questões econômicas e sociais de âmbito nacional e até regional, faz-se necessário que se amplie ainda mais a presença da Federação na discussão dos grandes temas de interesse da sociedade e da categoria, de forma mais freqüente, porém sempre fundamentada e responsável.

Finalmente, um dos maiores desafios, se não o maior, continua sendo o fortalecimento dos SINDECONS, base fundamental da Federação, de forma que os avanços se dêem nos dois níveis da estrutura sindical. Sem isso, o próprio crescimento da Federação estará bastante limitado, em que pese o esforço e a dedicação de todos os seus dirigentes. Até porque as ameaças ao sistema sindical brasileiro continuam e contando sempre com novos adeptos, em todas as esferas do Poder.

Portanto, hoje é um dia de comemorar os 57 anos da Federação, mas também de refletir sobre o seu futuro e da nossa categoria.

 

Brasília (DF), 23 de setembro de 2012.

 

Econ Juarez Trevisan 

Presidente da FENECON

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br