Topo

Estratégia de Theresa May para o Brexit sai derrotada de votação no Parlamento do Reino Unido

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, saiu derrotada de uma votação simbólica nesta quinta-feira (14) sobre a estratégia dela em barganhar o acordo do Brexit com a União Europeia.

A emenda rejeitada pelos parlamentares diminuiu o poder de barganha da premiê. May tenta convencer a liderança do bloco de que o acordo – rejeitado em 29 de janeiro no Parlamento – pode ser aprovado caso a União Europeia renegocie alguns pontos do plano.

Os parlamentares rejeitaram a moção proposta pelo governo por 303 votos a 258. O projeto pedia que eles reafirmassem o apoio aos planos de May em procurar mudanças com a União Europeia.

A derrota desta quinta-feira não obriga o governo a mudar de estratégia. O governo do Reino Unido disse, logo após a votação, que Theresa May vai continuar procurando mudanças no acordo até 29 de março – data prevista para que o Brexit, enfim, ocorra.

Porém, a votação negativa é um sinal aos líderes da União Europeia de que May não conseguirá apoio parlamentar para aprovar um acordo renegociado. A UE, inclusive, vem se mostrando pouco disposta em rever os termos do projeto. 

Parlamento britânico dividido

Imagem de vídeo mostra membros do Parlamento durante votação de emendas ao plano de acordo do Brexit, em Londres, na terça-feira (29) — Foto: Reuters TV via Reuters

Imagem de vídeo mostra membros do Parlamento durante votação de emendas ao plano de acordo do Brexit, em Londres, na terça-feira (29) — Foto: Reuters TV via Reuters

Assim, o Parlamento britânico se mostra ainda mais dividido sobre como o Reino Unido deixará a União Europeia. Aumenta, também, a possibilidade de o Brexit ocorrer sem acordo nenhum, um pesadelo para as empresas. Ainda há chances de o divórcio ser adiado ou mesmo nunca acontecer.

 

A próxima data-chave para o governo é 27 de fevereiro – May prometeu para esse dia uma nova rodada de votações. Parlamentares favoráveis em prorrogar o Brexit acreditam que essas seções serão o momento para agirem.

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br