Topo

Aplicativos de saúde: como um smartphone salvou a vida da minha mãe

À medida que caem de preço e oferecem mais recursos, os smartphones estão se tornando uma ferramenta poderosa no diagnóstico de um número cada vez maior de doenças.

Quando a mãe do empresário Yonatan Adiri caiu e perdeu brevemente a consciência durante uma viagem pela China, o diagnóstico inicial indicava que ela tinha quebrado algumas costelas, nada além disso. Os médicos estavam ansiosos para transferi-la para Hong Kong, onde faria o tratamento.

Mas o pai de Yonatan ficou preocupado e tirou fotos das tomografias computadorizadas das lesões. Ele enviou as imagens por e-mail para o filho, que mostrou a um médico traumatologista - de cara ele identificou uma perfuração no pulmão. O voo para Hong Kong poderia tê-la matado.

"Quem sabe o que poderia ter acontecido se ele não tivesse tirado as fotos?", se pergunta Yonatan.

A experiência inspirou o empreendedor israelense - que foi diretor do Departamento de Tecnologia de Israel durante o mandato do ex-presidente Shimon Peres - a pesquisar como os smartphones poderiam se transformar em uma ferramenta de diagnóstico clínico.

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br