Topo

‘Quando vou receber a restituição do Imposto de Renda?’; confira as 3 datas possíveis

restituição do imposto de renda (18)
Restituição do Imposto de Renda 2024 conta com mais três datas de pagamento (Imagem: Joédson Alves/Agência Brasil)

Dois lotes da restituição do Imposto de Renda 2024 já foram pagos pela Receita Federal, e ainda restam três datas para o pagamento aos contribuintes que têm direito.

O segundo lote foi pago no fim de junho e a próxima data é em 31 de julho. Vale lembrar que os pagamentos são feito com base em uma ordem de prioridade.

Conforme a Receita Federal, a ordem é a seguinte:

  • Idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
  • Idosos com idade entre 60 e 79 anos;
  • Contribuintes com deficiência física ou mental, ou portadores de moléstia grave;
  • Pessoas cuja maior fonte de renda é o magistério;
  • Contribuintes do Rio Grande do Sul;
  • Contribuintes que utilizaram o modelo pré-preenchido e/ou escolheram receber a restituição via Pix.

Como consultar a restituição

A Receita Federal libera a consulta ao lote uma semana antes do pagamento. Para consultar, basta acessar a página da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e em “Consultar a Restituição”.

A página oferece orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento.

Quando o sistema informa que o contribuinte está em “fila de restituição”, significa que a declaração foi processada e o contribuinte terá direito a receber, no entanto, o pagamento ainda não foi disponibilizado.

O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada no momento da declaração do Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave Pix. Se o crédito não for realizado, a Receita esclarece que os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

 

Calendário de pagamento da restituição do Imposto de Renda

Se você não estiver entre os contribuintes que receberão no terceiro lote, basta ter paciência, pois até o fim de setembro há datas de pagamentos, lembrando que contam correção pela taxa Selic — o que aumenta o valor. O calendário de pagamentos dos cinco lotes é o seguinte:

Lote Data
1° lote 31/05
2° lote 28/06
3° lote 31/07
4° lote 30/08
5° lote 30/09

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br