A digitalização da economia
Diante das possibilidades de mudança na relação entre compradores, vendedores e meios de pagamento, é essencial avaliar este novo ativo, como ponto de partida para preparar os agentes econômicos e a população em geral para uma nova dinâmica de relação com a moeda.
Características do Drex, o Real Digital do BC
O Drex é um ativo digital baseado em DLT (Distributed Ledger Technology). Em síntese, a DLT funciona como um livro-razão compartilhado, onde várias pessoas podem adicionar e verificar transações sem a necessidade de intermediários, permitindo que ativos digitais, como o Drex, sejam rastreáveis sem a necessidade de uma autoridade central.
A tecnologia DLT é o principal diferencial do Drex frente aos serviços financeiros atuais: enquanto o PIX permite que pagamentos instantâneos sejam realizados e monitorados a qualquer momento, o Drex viabilizará o condicionamento de transações a requisitos acordados entre as partes, como meio de pagamento, através da criação de contratos inteligentes.
Neste modelo, a dependência da confiança mútua entre as partes é reduzida, pela automação da transação e incorporação de mecanismos de gerenciamento de risco.
Por fim, o Drex será operado exclusivamente pela plataforma homônima pertencente ao Banco Central. Sua emissão será realizada pelo próprio BC para o atacado e pelas instituições por ele autorizadas, para o varejo. Seu modelo operacional não prevê remuneração automática, tendo finalidade apenas transacional.
Possibilidades do Drex no varejo
A segurança proporcionada pelo Drex abre caminho para inovação em produtos e serviços financeiros. Apresentamos abaixo alguns exemplos de transformação das negociações entre agentes do mercado:
1. Transações de alto valor: A compra de bens que envolvem grandes volumes financeiros e são registrados com fé pública, como imóveis e veículos, pode se beneficiar do Drex, uma vez que o pagamento pode ser condicionado à transferência formal da propriedade.
2. Transações online: A integração do pagamento com o recebimento do item comprado pode ser um elemento transformador para o e-commerce, impulsionando o avanço dos marketplaces sobre os consumidores que ainda não realizam transações pela internet.
3. Soluções financeiras: A disponibilidade de serviço padronizado e respaldado pelo BC, que garanta o recebimento pelo lojista em prazo combinado, possibilita reformular a oferta de soluções financeiras de empresas externas ao setor financeiro.
Isso pode resultar em ganhos de eficiência com estrutura financeira própria e parcerias com instituições financeiras e de pagamento.
4. Novos produtos e serviços: A segurança da plataforma permite que novas ofertas de investimentos, seguros e outros serviços sejam desenvolvidas com menor custo e maior personalização.
Desafios que o Drex traz para os negócios
A adoção do Drex como forma de transação no varejo traz alguns obstáculos inerentes, que precisam ser endereçados, para que os benefícios de agilidade e segurança possam ser capturados.
1. Infraestrutura e tecnologia: Para viabilizar as transações com o Drex, é necessário rever as integrações das empresas com os meios de pagamentos, do ponto de venda à contabilização final.
2. Segurança cibernética: É essencial proteger dados de clientes e ativos contra roubos e ataques cibernéticos, de forma que compradores, vendedores e a credibilidade da inovação disponham de plataforma segura, através de trabalho conjunto entre empresas, instituições e BC.
3. Investimentos: As exigências de adequação dos negócios ao Drex podem ser complexas e onerosas, sob aspectos legais, regulatórios, sistêmicos, processuais e de recursos humanos. Portanto, é necessário avaliar cenários e parâmetros econômicos de viabilidade para implantação.
O lançamento do Drex trará uma série de oportunidades para a criação de novas alavancas de valor nas empresas, com potencial inovador para impactar significativamente o mercado financeiro nos próximos anos.
Nesse contexto, é fundamental adotar uma abordagem consistente, do planejamento à adoção do ativo digital, para gerar diferenciais competitivos relevantes e extrair valor na cadeia.