Topo

Mesmo com câmbio travado, dólar dispara na Argentina e paralelo vale o dobro da cotação oficial

Argentina X Dólar país enfrenta escassez de reservas
Imagem: Montagem Seu Dinheiro
 

Os dias não tem sido nada fáceis para os nossos vizinhos. A Argentina vem passando por uma das piores crises de sua história e precisou travar o preço do dólar a pedido do Fundo Monetário Internacional (FMI) para tentar estancar a sangria dos cofres públicos. 

O câmbio foi fixado em 350 pesos por dólar por 90 dias, de acordo com o Banco Central da Argentina (BCRA). No entanto, estamos falando de uma das cotações oficiais da moeda norte-americana no país.

Isso porque, diferentemente do Brasil de hoje, a Argentina usa múltiplas cotações de dólar. Uma delas, o chamado “dólar blue”, é o que mais se aproxima dos preços negociados no mercado.

Ele também funciona para calcular a defasagem que existe entre os preços praticados oficialmente e extraoficialmente. 

Nesta quinta-feira (17), enquanto o dólar oficial era negociado na casa dos 365,50 pesos, o dólar blue atingiu a marca de 790 pesos por volta das 15h50, a máxima histórica da cotação — uma diferença de 424,5 pesos. 

 

Por lá, a moeda norte-americana fechou o dia de negociações em 750 pesos para venda e 760 pesos para compra. Na semana, o dólar subiu 155 pesos, de acordo com o La Nación.

 

Por que o dólar disparou na Argentina mesmo assim?

O preço do dólar flutua com a lei da oferta e demanda e os cofres portenhos vivem uma escassez da moeda norte-americana. Sem dinheiro para negociar internacionalmente, o país se afundou na inflação. 

O congelamento de preços é um mecanismo que já foi muito utilizado ao longo da história da economia argentina para tentar frear os movimentos de alta. Entretanto, o efeito mais comum é empurrar as negociações para o mercado paralelo, como é o caso do dólar blue. 

Também é preciso dizer que a moeda dos Estados Unidos é considerada um refúgio em momentos de incertezas, como é o caso atual da Argentina. 

Além dos problemas econômicos, o país passa por uma polarizada corrida eleitoral — e um futuro incerto é tudo que nossos vizinhos não precisam.

 

Eleições argentinas… 

As eleições primárias argentinas chegaram ao fim no último sábado (23) e os candidatos que irão concorrer às eleições de 22 de outubro deste ano já estão definidos.

Javier Milei, o candidato de extrema-direita pelo partido La Libertad Avanza, foi o principal destaque das Paso (sigla em espanhol para Primárias Internas Simultâneas e Obrigatórias). 

O candidato recebeu 30,04% dos votos, sendo o mais votado das Paso, superando a chapa Juntos por El Cambio, de Patricia Bullrich e Horacio Rodríguez Larreta, que receberam 16,98% e 11,29% respectivamente, totalizando 28,27% para o partido. 

No terceiro lugar, o governista e atual ministro da Economia, Sérgio Massa, ficou com 27,27%. O desempenho do representante do peronismo foi considerado bastante fraco nessa disputa.

… E o efeito disso no dólar e na economia

Apesar de ser um candidato com posicionamentos excêntricos, ao estilo “linha-dura” da extrema-direita, Milei é visto com bons olhos pelo mercado financeiro argentino por seu viés liberal de redução da participação do Estado na economia.

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br