Topo

Mercado Livre é uma ameaça para Via (VIIA3) e Americanas (AMER3)? Analista diz se é hora de comprar ou vender a ação MELI34

mercado livre meli34 ação empresa varejo ecommerce
Empresa argentina tem crescimento acelerado e pode ocupar parte do mercado das concorrentes Americanas e Via, explica analista – veja o que fazer. Imagem: Adobe Stock/Divulgação – Montagem: Giovanna Figueredo

A bolsa brasileira está recheada de ações de empresas que atuam com comércio na internet: a Americanas (AMER3), Via (VIIA3), Magazine Luiza (MGLU3) e até as internacionais que são negociadas por meio de BDRs, como o Mercado Livre (MELI34).

Nenhuma dessas ações escapou de “apanhar” do mercado em meio aos juros altos. O setor chegou a cair mais de -60% em 2022 por conta disso.

Mas agora o cenário no Brasil parece estar dando sinais mais positivos para esses papéis e pode ser o momento de “virada de chave” para algumas companhias.

Com o início do ciclo de queda da taxa básica de juros, a expectativa é de que os brasileiros comecem a consumir mais com o crédito mais barato e isso impacte diretamente nas empresas de varejo e de comércio online.

Mas é preciso saber selecionar as oportunidades nesse cenário. Não é porque os juros iniciaram um ciclo de queda que é hora de investir em qualquer varejista.

Uma ação que, segundo os analistas da Empiricus Research, pode surfar esse cenário  é o Mercado Livre. Embora seja uma companhia argentina, mais de 50% da receita da companhia é representada pelo Brasil – e esse número pode aumentar.

Isso porque o Mercado Livre tem cada vez aparecido mais como uma ameaça para as empresas que atuam no e-commerce brasileiro. Segundo o analista Fernando Ferrer, da Empiricus Research, a empresa argentina tende a “roubar” o mercado principalmente da Via, dona da Casas Bahia, e da Americanas.

Como explica Ferrer, o Mercado Livre está focado em expansão e pode se beneficiar da Americanas, “fora do jogo” desde o rombo bilionário, e dos percalços que Via vem sofrendo:

“O investidor deve investir pensando no crescimento do Mercado Livre não só nas localizações que ela já está atuando, como também um crescimento da logística e da participação em novos locais”, afirmou no programa Giro do Mercado.

Portanto, a recomendação do analista é clara: é hora de investir em Mercado Livre.

O papel MELI34 já subiu 42% neste ano e foi inserido na Carteira Empiricus, um dos portfólios mais tradicionais da Empiricus Research, pela expectativa de que os retornos podem ser ainda maiores. 

 

Mercado Livre: ‘não basta ser uma boa empresa, tem que ser um bom investimento’

Os analistas da Empiricus Research se basearam em dois principais motivos para recomendar a ação MELI34, segundo Ferrer: crescimento acelerado e preços mais atrativos no cenário atual.

A empresa é, sem dúvidas, um case bastante interessante no mercado. Ela tem iniciativas de comércio online e serviços financeiros em mais de 15 países.

No entanto, Ferrer defende que “não basta ser uma boa empresa, é preciso também ser um bom investimento”.

Segundo o analista, a equipe da Empiricus Research já vinha estudando a empresa há um tempo e, no cenário macroeconômico atual, acredita que os preços finalmente estão mais atrativos do que a média da própria companhia.

Agora você já sabe que é hora de investir em MELI34. Mas muito se engana quem acredita que ela é a única ação internacional listada na bolsa brasileira que vale a pena.

Pelo contrário: não é recomendado investir apenas em Mercado Livre. Embora a ação carregue um bom potencial de valorização, a companhia está imersa em um setor que ainda está em recuperação e oferece riscos.

O melhor a se fazer em um contexto como esse é não apostar em uma só ação e, sim, diversificar para mitigar os riscos e buscar potencializar os retornos.

Da casa de análise em que veio a recomendação do BDR MELI34, há a seleção de outros 5 papéis internacionais atrativos para investir no mês de agosto.

São ativos negociados na bolsa brasileira com a mesma facilidade de investir em Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3), por exemplo, e podem ajudar o investidor a se expor a diferentes economias.

E preciso te adiantar: embora o Mercado Livre tenha perspectivas bem positivas para o investidor, o BDR não foi incluído entre os melhores de agosto.

Os analistas defendem a compra de MELI34 e acreditam que o papel pode entregar lucros positivos, mas ainda assim há outros 5 tickers que se destacam bem mais e que estão em “ponto de bala” para investir agora.

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br