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Geração Z no mercado de trabalho

Nos últimos dias, muitas polêmicas surgiram nas redes sociais sobre o tema “Geração Z no mercado de trabalho”, onde muitos desafios e oportunidades foram destacadas. Mas qual delas é realmente verdadeira?

Quem faz parte da Geração Z?

A Geração Z é amplamente definida como a geração que nasceu entre o final da década de 1990 até o início de 2010 (atualmente, têm entre 28 e 13 anos), que hoje já contempla cerca de 20% da população do país. Eles são precedidos pelos Millenials (nascidos em meados da década de 1980), a maior geração da força de trabalho. No entanto, a Geração Z chegou ao mercado e está deixando sua marca no local de trabalho. Com isso em mente, é fundamental que gestores e líderes comecem a entender o que a Geração Z procura e o que os faz se destacar.

5 características da Geração Z no local de trabalho:

1. Preferência pela comunicação tradicional

Embora a Geração Z tenha crescido com mensagens de texto e mensagens instantâneas, estudos mostram que grande parte prefere falar cara a cara no local de trabalho. Isso pode acontecer porque eles acham as nuances da comunicação escrita difíceis de interpretar e preferem ter a segurança que vem com a interação pessoal.

2. Desejo de trabalhar individualmente

Ambientes de equipe não são um problema para a Geração Z, mas muitos funcionários jovens preferem trabalhar em projetos individuais tanto quanto possível. Ao trabalhar de forma independente, os Gen Zers são capazes de mostrar suas habilidades e habilidades como uma forma de provar seu valor aos empregadores.

3. Ambição e comodidade

Estudos mostram que menos de 2% desse público têm a ambição de progredir na hierarquia corporativa. “Talvez porque a ideia de ficar 20 anos em uma empresa possa parecer um compromisso muito grande, talvez porque o ambiente corporativo não seja mais tão legal”, diz consultor de carreira de Harvard Gorick Ng. A Geração Z não rejeita a liderança, apenas querem funções menos técnicas e mais criativas e com propósito.

4. Motivado pela estabilidade

Como a Geração Z cresceu em uma época de grave recessão econômica, eles são mais avessos ao risco do que os Millennials. Assim, eles valorizam a estabilidade que vem de ter um trabalho previsível com um pacote de remuneração claramente definido.

5. Naturalmente competitivo

A Geração Z está acostumada com a competição e gosta do desafio de se colocar à prova contra outra pessoa. Se você puder encorajar um senso saudável de competição em seu local de trabalho, especialmente durante o estágio de treinamento, poderá manter os jovens funcionários motivados e ajudá-los a fazer seu melhor trabalho.

Millenials vs. Geração Z no local de trabalho:

Millenials Geração Z
Quer trabalhar em direção a um propósito. Motivado por dinheiro e segurança no trabalho.
Mais interessado em conversas contínuas do que em avaliações anuais. Necessita de feedback frequente sobre seu desempenho.
Interessado em colaboração e trabalho em equipe. Impulsionado pelo desempenho individual e pela competição.
Veja sua carreira como uma das coisas mais importantes em sua vida. Priorize um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal.
   

O que a Geração Z procura em uma empresa?

  • Ambiente colaborativo.
  • Tecnologia atualizada e ferramentas digitais para o local de trabalho.
  • Oportunidades de desenvolvimento.
  • Horas flexíveis.
  • Uma empresa que causa um impacto positivo na comunidade.
  • Empresas que valorizam a autenticidade.

Como atrair funcionários da Geração Z?

  • Ofereça horários flexíveis.
  • Ofereça treinamento.
  • Oferecer oportunidades claras de crescimento.
  • Fornecer tecnologia e software atuais.
  • Mostre que sua empresa se preocupa com a comunidade e seus colaboradores.

Quais benefícios a Geração Z procura em uma vaga?

  • Salário competitivo.
  • Folga remunerada.
  • Benefícios de saúde e bem-estar.
  • Planos de co-working
  • Flexibilidade.

Pensamentos finais

Como uma representante da Geração Z no mercado de trabalho (atualmente com 20 anos), após acompanhar polêmicas sobre o tema, posso afirmar que a Cultura de uma empresa é crucial para o desempenho e desenvolvimento de qualquer profissional – seja ela da Geração Z ou outras.

Se seu negócio possui uma cultura forte, que acolhe e treina seus colaboradores, você não tem com o que se preocupar ao contratar a Geração Z. Além disso, uma nova geração pode ajudar sua empresa a ser mais inovadora, se os gestores e a alta liderança estiverem dispostos a ouvir opiniões e ideias de seu time.

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