Nos últimos dias, muitas polêmicas surgiram nas redes sociais sobre o tema “Geração Z no mercado de trabalho”, onde muitos desafios e oportunidades foram destacadas. Mas qual delas é realmente verdadeira?
Quem faz parte da Geração Z?
A Geração Z é amplamente definida como a geração que nasceu entre o final da década de 1990 até o início de 2010 (atualmente, têm entre 28 e 13 anos), que hoje já contempla cerca de 20% da população do país. Eles são precedidos pelos Millenials (nascidos em meados da década de 1980), a maior geração da força de trabalho. No entanto, a Geração Z chegou ao mercado e está deixando sua marca no local de trabalho. Com isso em mente, é fundamental que gestores e líderes comecem a entender o que a Geração Z procura e o que os faz se destacar.
5 características da Geração Z no local de trabalho:
1. Preferência pela comunicação tradicional
Embora a Geração Z tenha crescido com mensagens de texto e mensagens instantâneas, estudos mostram que grande parte prefere falar cara a cara no local de trabalho. Isso pode acontecer porque eles acham as nuances da comunicação escrita difíceis de interpretar e preferem ter a segurança que vem com a interação pessoal.
2. Desejo de trabalhar individualmente
Ambientes de equipe não são um problema para a Geração Z, mas muitos funcionários jovens preferem trabalhar em projetos individuais tanto quanto possível. Ao trabalhar de forma independente, os Gen Zers são capazes de mostrar suas habilidades e habilidades como uma forma de provar seu valor aos empregadores.
3. Ambição e comodidade
Estudos mostram que menos de 2% desse público têm a ambição de progredir na hierarquia corporativa. “Talvez porque a ideia de ficar 20 anos em uma empresa possa parecer um compromisso muito grande, talvez porque o ambiente corporativo não seja mais tão legal”, diz consultor de carreira de Harvard Gorick Ng. A Geração Z não rejeita a liderança, apenas querem funções menos técnicas e mais criativas e com propósito.
4. Motivado pela estabilidade
Como a Geração Z cresceu em uma época de grave recessão econômica, eles são mais avessos ao risco do que os Millennials. Assim, eles valorizam a estabilidade que vem de ter um trabalho previsível com um pacote de remuneração claramente definido.
5. Naturalmente competitivo
A Geração Z está acostumada com a competição e gosta do desafio de se colocar à prova contra outra pessoa. Se você puder encorajar um senso saudável de competição em seu local de trabalho, especialmente durante o estágio de treinamento, poderá manter os jovens funcionários motivados e ajudá-los a fazer seu melhor trabalho.
Millenials vs. Geração Z no local de trabalho:
Millenials | Geração Z |
---|---|
Quer trabalhar em direção a um propósito. | Motivado por dinheiro e segurança no trabalho. |
Mais interessado em conversas contínuas do que em avaliações anuais. | Necessita de feedback frequente sobre seu desempenho. |
Interessado em colaboração e trabalho em equipe. | Impulsionado pelo desempenho individual e pela competição. |
Veja sua carreira como uma das coisas mais importantes em sua vida. | Priorize um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal. |
O que a Geração Z procura em uma empresa?
- Ambiente colaborativo.
- Tecnologia atualizada e ferramentas digitais para o local de trabalho.
- Oportunidades de desenvolvimento.
- Horas flexíveis.
- Uma empresa que causa um impacto positivo na comunidade.
- Empresas que valorizam a autenticidade.
Como atrair funcionários da Geração Z?
- Ofereça horários flexíveis.
- Ofereça treinamento.
- Oferecer oportunidades claras de crescimento.
- Fornecer tecnologia e software atuais.
- Mostre que sua empresa se preocupa com a comunidade e seus colaboradores.
Quais benefícios a Geração Z procura em uma vaga?
- Salário competitivo.
- Folga remunerada.
- Benefícios de saúde e bem-estar.
- Planos de co-working
- Flexibilidade.
Pensamentos finais
Como uma representante da Geração Z no mercado de trabalho (atualmente com 20 anos), após acompanhar polêmicas sobre o tema, posso afirmar que a Cultura de uma empresa é crucial para o desempenho e desenvolvimento de qualquer profissional – seja ela da Geração Z ou outras.
Se seu negócio possui uma cultura forte, que acolhe e treina seus colaboradores, você não tem com o que se preocupar ao contratar a Geração Z. Além disso, uma nova geração pode ajudar sua empresa a ser mais inovadora, se os gestores e a alta liderança estiverem dispostos a ouvir opiniões e ideias de seu time.