Topo

Espetáculo do crescimento? Primeiro PIB do governo Lula surpreende; saiba quem brilhou e quem decepcionou no palco da economia no 1T23

Lula feliz fundo PIB
Montagem com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Imagem: José Cruz/Agência Brasil - Montagem Brenda Silva
 

O resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre foi quase um "espetáculo do crescimento", como gosta de se referir o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A alta de 1,9% da economia brasileira de janeiro a março de 2023 superou de longe as previsões do mercado, que apontavam para um avanço de 1,2% em relação ao quarto trimestre.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, o primeiro PIB da nova era Lula cresceu 4% e também ficou bem acima das expectativas, que estavam em 3,1%.

Mas nem todos os atores da economia brilharam nesse espetáculo. Aliás, boa parte desse resultado veio praticamente das mesmas "estrelas" que salvaram o PIB brasileiro nos últimos anos.

 

Quem foi bem no PIB

O grande destaque foi agronegócio, é claro. O setor agropecuário registrou um crescimento "mais que chinês" de 21,6% no primeiro trimestre e foi o principal responsável pelo resultado acima do esperado do PIB.

 

O PIB do agro também foi pop na comparação com o primeiro trimestre de 2022, com um avanço de 18,80%.

A expectativa é que o setor siga brilhando nas próximas leituras do PIB. Mas a base de comparação deve deixar as coisas mais difíceis nos resultados de 2024

Embora com desempenho mais modesto, o setor de serviços também surpreendeu para cima, com um crescimento de 0,6% em relação aos últimos três meses de 2022. Foi o décimo primeiro trimestre consecutivo de alta.

Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, o PIB de serviços avançou 2,9%.

E quem decepcionou

Como costuma ocorrer, nem todos os números do PIB foram favoráveis. Entre as maiores decepções no primeiro trimestre está o desempenho da indústria.

 

O PIB industrial recuou 0,1% em relação ao trimestre anterior, quando havia uma expectativa de alta no mercado. A boa notícia é que, apesar da queda trimestral, o setor registrou um crescimento de 1,9% em relação ao mesmo período de 2022.

Mas a maior frustração do PIB veio do investimento, que apresentou uma queda expressiva de 3,4%.

Ou seja, quem quiser ver o copo meio vazio pode se pegar na composição do resultado do PIB. Isso poque os investimentos são parte fundamental para determinar se a trajetória da economia é ou não sustentável.

Fonte : SD

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br