Topo

Inscreva-se para o Prêmio Paul Singer de Boas Práticas Acadêmicas

 

 

 

 

A 2ª edição do Prêmio Paul Singer de Boas Práticas Acadêmicas já começou!
Iniciativa do Cofecon e do Instituto Paul Singer, o prêmio foi criado para incentivar atividades de economia solidária no formato de projetos de extensão, preferencialmente em incubadoras universitárias.

Serão distribuídos R$ 10 mil em prêmios aos vencedores como forma de reconhecimento e de incentivo à continuidade de projetos e pesquisas relacionados à Economia Solidária.

 

 

 

 

As inscrições estão abertas até o dia  31 de agosto de 2023. A divulgação do resultado está prevista para o dia 15 de dezembro, Dia Nacional da Economia Solidária. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nascido na Áustria, Paul Singer chegou ao Brasil em 1940, aos oito anos, devido à perseguição aos judeus depois que a Áustria foi anexada à Alemanha nazista. Graduou-se em Economia pela Universidade de São Paulo, em 1959, e fez doutorado em Sociologia, tornando-se livre docente em Demografia e professor titular em Economia pela mesma universidade.

Singer foi um dos fundadores do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), em 1969, onde atuou até 1988. Também foi professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e permaneceu por quatro anos ao chefiar o Departamento de Economia.

Exerceu o cargo de Secretário do Planejamento do Município de São Paulo (1989-1992). Em 1996, Singer liderou a criação da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares na USP e em 2003, assumiu a Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES no Ministério do Trabalho e Emprego, cargo em que permaneceu até 2016. Em 2011 apresentou suas ideias a respeito dos bancos comunitários – que ele considerava instrumentos importantes para a erradicação da miséria.

É autor de extensa obra, com temas diversos como desenvolvimento, economia política, dinâmica populacional, urbanismo, trabalho, socialismo, inflação e economia solidária – tema ao qual se dedicou intensamente durante as últimas décadas de sua vida. Faleceu em 16 de abril de 2018, aos 86 anos.

 

 

 

 

 

O Instituto Paul Singer é um centro de referência para pesquisas, debates, formação e divulgação das ideias, obras e modo de atuar de Paul Singer, assim como, para a produção de novos conhecimentos coerentes com estes (sementeira de ideias e projetos);

O Instituto também é formado por familiares do “professor” que sempre atuaram sob os mesmos valores impostos pelo economista. Com a premissa de agir coletivamente para enfrentar os imensos desafios colocados ao final da segunda década deste século, o foco do Instituto é retomar o diálogo e a valorização da democracia, pensar com o trabalhador-intelectual, com aquele que realiza a economia solidária.

 

 
 

 

E-mail: premiopaulsinger@cofecon.org.br

 

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br