Topo

É proibido usar bitcoin (BTC): a ordem que barra transações com criptomoedas via aplicativos na Argentina

queda bitcoin criptomoedas
 

O bitcoin (BTC) e as moedas digitais em geral têm servido como opção de investimento e proteção financeira na Argentina, um país que enfrenta uma crise econômica profunda e a instabilidade cambial. Mas as coisas vão mudar por lá. 

Isso porque o Banco Central da Argentina proibiu os aplicativos de pagamento ou bancos digitais  — como fazem Nubank e PicPay no Brasil, por exemplo — de realizar transações envolvendo ativos digitais não autorizados em nome de seus clientes.

A medida forçará muitos aplicativos financeiros populares na Argentina a remover as opções "comprar bitcoin" de suas plataformas.

  • Ainda tem dúvidas sobre como fazer a declaração do Imposto de Renda 2023? O Seu Dinheiro preparou um guia completo e exclusivo com o passo a passo para que você “se livre” logo dessa obrigação – e sem passar estresse. [BAIXE GRATUITAMENTE AQUI]

Por que barrou?

De acordo com o Banco Central da Argentina, a medida visa mitigar os riscos que as operações com criptomoedas podem gerar para os usuários dos serviços financeiros e do sistema de pagamentos do país.

Segundo a autoridade monetária, a proibição é uma medida de segurança para garantir que os investidores não sejam expostos a riscos financeiros desnecessários. 

 

Há exatamente dois anos, o BC argentino e a Comissão Nacional de Valores Mobiliários (CNV) do país alertaram sobre possíveis implicações e riscos que o bitcoin e outras criptomoedas podem acarretar. 

Na ocasião, as autoridades argentinas também recomendavam uma atitude prudente a fim de mitigar uma possível fonte de vulnerabilidade para usuários e investidores.

  • VEJA TAMBÉM: Adeus, Serasa: “se eu deixar de pagar minhas dívidas por 5 anos, elas simplesmente somem e meu nome volta a ficar limpo?” Descubra a resposta para este e outros problemas envolvendo dinheiro no novo episódio de A Dinheirista, que resolve suas aflições financeiras com bom humor:

 

Bitcoin, uma opção para os argentinos

A Argentina tem enfrentado uma crise inflacionária nos últimos anos, com uma taxa de inflação anual de mais de 40%. 

O governo tem usado o aumento das taxas de juros para conter a inflação, incentivar a poupança e reduzir a impressão de dinheiro —  medidas que tiveram impactos negativos na economia, tornando o crédito mais caro e o consumo, menor.

Nesse cenário, o bitcoin tem se destacado como uma opção de investimento e proteção financeira na Argentina. 

 

Embora muitas pessoas acreditem que o dólar pode ser uma alternativa, os norte-americanos também estão preocupados com a instabilidade da sua moeda. Por isso, o bitcoin é visto como uma opção mais segura por alguns investidores. 

*Com informações da Livecoins

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br