Topo

Indústria de fertilizantes prevê investir R$ 21 bi no País nos próximos 4 anos

Fertilizantes
Segundo o Sinprifert, 90% dos fertilizantes usados no Brasil foram importados, em 2021 (Imagem: .REUTERS/Adriano Machado)

indústria de fertilizantes deve injetar R$ 21 bilhões no Brasil nos próximos quatro anos para construção de fábricas, reativação de plantas, aumento da capacidade produtiva e expansão de investimentos em várias regiões do País, ressaltou o Sindicato Nacional das Indústria de Matérias-Primas para Fertilizantes (Sinprifert), em nota. Segundo o Sinprifert, com isso, o setor pretende ampliar a produção nacional de matérias-primas e reduzir a atual dependência externa.

O diretor executivo do Sinprifert, Bernardo Silva, explica que o cenário econômico internacional, com ênfase na guerra entre Rússia e Ucrânia, evidenciou a fragilidade e imprevisibilidade do abastecimento interno de fertilizantes.

 

Segundo o Sinprifert, 90% dos fertilizantes usados no Brasil foram importados, em 2021. Rússia e Belarus são dois dos principais fornecedores de fertilizantes do País.

A crise no Leste Europeu acendeu, portanto, um “alerta vermelho” para o segmento, afirmou o Sinprifert. “O Brasil fez seu dever de casa e agora tem plenas condições para viabilizar uma produção nacional forte e estruturada”, definiu Silva, em nota. “Com este cenário favorável, as empresas estão investindo e apostando na reindustrialização”, completou.

 

No comunicado, o Sinprifert ressaltou que a industrialização no País também é apoiada pelo Plano Nacional de Fertilizantes, lançado em 2022.

O projeto visa reduzir a subordinação do agro nacional ao fornecimento externo de insumos com foco em mineração, química, infraestrutura, agricultura, inovação e sustentabilidade ambiental. O objetivo do programa é diminuir a dependência externa para 50% até 2050. Silva considera um cenário “bastante plausível”, “desde que a estabilidade institucional se mantenha e que o Brasil continue com uma visão de longo prazo”.

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br