Topo

Fed deixa pistas para novos aumentos e mercado vê mais de 80% de chance de outra alta de 0,25 pp em março

Federal Reserve
Fed eleva taxa de juros nos EUA em 0,25 pp na primeira reunião de 2023 e sinaliza nova alta para o próximo encontro, em março (Imagem: REUTERS/Jonathan Ernst)

O Federal Reserve sinalizou que vem mais aumentos por aí. No comunicado que acompanhou a decisão de elevar a taxa de juros nos Estados Unidos em 0,25 ponto porcentual, o Fed afirmou que os aumentos em curso serão apropriados para retornar a inflação para a faixa de 2% ao longo do tempo.

Ao mesmo tempo, a taxa de desemprego permaneceu baixa e os rendimentos no trabalho foram robustos nos últimos meses.

Os mercados, então, entenderam o recado. A chance de uma nova alta de 0,25 pp no próximo encontro do Fed, em março, subiu para 86,3%, conforme dados do CME Group.

Antes do anúncio da decisão desta quarta-feira (1º), esssa probabilidade estava em 81,2%.

Fed mostra as garras do falcão

Com isso, a expectativa é de que a taxa de juros nos EUA alcance a marca de 5% no próximo mês. Havia uma aposta residual de que o aperto promovido hoje fosse o último do atual ciclo, iniciado em março do ano passado, quando a taxa estava perto de zero.

 

Porém, essa esperança caiu por terra ao final da reunião desta quarta-feira (1º). Para o economista-chefe da Infinity Asset, Jason Vieira, o comunicado teve um tom duro (“hawkish”).

Ou seja, o Fed mostrou as garras de um falcão (“hawk”) na condução da política monetária. “O Fed decidiu elevar os juros americanos [para o intervalo] entre 4,50% e 4,75%, reforçando a percepção de um mercado de trabalho aquecido e inflação de certa maneira ainda elevada”, disse Vieira, que também postou uma mensagem pelo Twitter, confira:

Fonte : Money Times

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br