Topo

O que será da Vale (VALE3) no 4T22? Veja o que dizem os analistas

Vale
(Imagem: Reuters/Washington Alves)

A expectativa é que a Vale (VALE3) alcance a faixa de baixo do seu guidance de produção anual de minério de ferro em 2022, avalia a Ativa Investimentos. Segundo as estimativas da corretora, a mineradora deve reportar uma produção de minério de 83 milhões de toneladas no quarto trimestre de 2022 (4T22).

A companhia estimava produção de 300 milhões de toneladas de minério de ferro no ano.

Os analistas explicam que o último trimestre do ano é sazonalmente favorável à vendas. Se esse fenômeno se concretizar para a Vale e as vendas ficarem mais concentradas mais próximas ao fim do ano, a mineradora pode ser beneficiada, uma vez que o minério de referência fechou o ano em US$ 114.

Ainda devido à vendas, pode-se esperar um fluxo de caixa naturalmente mais pressionado por um maior capital de giro.

Quanto aos prêmios do minério, os analistas esperam números próximos ao do terceiro trimestre de 2022 (3T22), quando totalizou US$ 6,6 por tonelada.

 

Já as margens das siderúrgicas chinesas seguem “muito ruins”. “Lembremos que no 3T, o prêmio de pelotas estava alto, o que favoreceu a margem de Vale, o que não deve se repetir neste 4T22”, avaliam.

A previsão é de que a Vale divulgue seu balanço no dia 16 de fevereiro, após o fechamento do mercado.

O que esperar dos metais básicos da Vale?

Os analistas da Ativa afirmam que, no lado de metais básicos, as notícias devem ser positivas, uma vez que os preços de referência de cobre e níquel avançaram.

Como a Vale acumulou estoques ao longo dos três primeiros trimestres de 2022, espera-se um maior volume de vendas entre outubro e dezembro.

No entanto, eles chamam atenção para o fato da manutenção da Salobo — principal site de cobre da empresa no país — no trimestre, “o que pode impactar negativamente as margens do segmento”.

Fonte : Money Times.

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br