Topo

De novo: Startup unico corta 10,5% da força de trabalho em nova rodada de demissões

unico vagas de emprego
Imagem: Divulgação/unico

Mais uma startup (re)inseriu o nome na lista de empresas que demitiram nesta início de ano. O unicórnio — empresa avaliada em mais de US$ 1 bilhão — unico demitiu mais de 100 pessoas nesta terça-feira (17).

Os cortes na startup de IDtech — especializada em soluções de identidade digital — representam cerca de 10,5% do total de funcionários da companhia. Vale lembrar que a empresa já havia realizado demissões na área de vendas e cliente em outubro do ano passado.

Dessa vez, os setores de marketing e recursos humanos foram os mais afetados pela redução no quadro de pessoal, segundo relatos de, agora, ex-funcionários nas redes sociais.

  • Buscando emprego em 2023? Veja dicas de alguns dos maiores especialistas em RH do Brasil neste guia gratuito [BAIXE AQUI]

O Seu Dinheiro entrou em contato com a startup. Em nota, a unico afirmou que, neste momento, a empresa tem priorizado "iniciativas alinhadas às novas necessidades do mercado".

Confira a nota na íntegra:

 

"Os últimos três anos foram marcados por intensa aceleração no uso da tecnologia. Se antes a biometria facial era vista como uma inovação, hoje ela passou a ser percebida como mais uma opção no mercado. Por isso, ao longo de 2022, a Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital, trabalhou em várias frentes em linha com o seu sonho da 'calça sem bolso', no qual a biometria é suficiente para autenticar as relações entre pessoas e empresas, e evoluiu suas soluções para retomar a inovação que sempre marcou a companhia.

Assim, focada na entrega consistente de seu ecossistema de produtos, a empresa tem investido na seniorização de seus times e na eficiência operacional, alterando estruturas e processos. Soma-se a esse movimento a priorização de iniciativas alinhadas às novas necessidades do mercado e, dessa forma, a Unico comunica hoje, 17 de janeiro, o desligamento de 10,5% de seus colaboradores.

A companhia mantém as contratações para o time de tecnologia e outras posições-chave. Aos profissionais impactados, a Unico irá oferecer apoio, tal como a extensão do plano de saúde, odontológico e seguro de vida por até seis meses."

2022, de novo?

Em outubro do 2022, a unico desligou cerca de 50 colaboradores na área de vendas e cliente. Na época, a empresa afirmou que os desligamentos faziam parte de um "processo iniciado no primeiro semestre [de 2022], de consolidar a governança".

Além disso, os setores de Engenharia e Produto e de Pessoas (recursos humanos) também haviam sido afetados em demissões "pontuais".

 

Dois meses antes, em agosto do ano passado, a empresa adquiriu a MakroSystems, empresa especializada em proteger os usuários em operações digitais.

A aquisição foi a primeira após a unico receber seu quarto aporte, liderado pelo Goldman Sachs, em abril. O investimento, em rodada série D, foi de US$ 100 milhões — o que tornou a startup na segunda empresa de Software as a Service (SaaS) enterprise mais valiosa da América Latina.

Onda de demissões não perdeu força

Nesta semana, outras duas empresas de tecnologia anunciaram reduções nos quadros de funcionários.

A PagBank PagSeguro, companhia de meios de pagamento — como as maquininhas de cartão —, realizou o corte de 7% da força total de trabalho — o que corresponde ao desligamento de 481 funcionários, a partir de dados registrados no LinkedIn.

Em nota, a empresa afirmou que “está fazendo ajustes em sua estrutura”, após anos de crescimento contínuo no quadro de funcionários, “com o objetivo de melhorar a eficiência”. 

 

Ainda segundo relatos nas redes sociais, o banco digital will bank também começou a semana enxugando o quadro de funcionários — principalmente na área de tecnologia. Ao Seu Dinheiro, a empresa afirmou que os desligamentos "fazem parte da natureza de seu negócio" e não informou os setores afetados.

Fonte : SD

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br