Topo

Bancos funcionam na última semana do ano e fecham no dia 30; veja situação de Correios e INSS

Durante os feriados, população poderá usar os meios eletrônicos de atendimento, como mobile e internet banking, e caixas eletrônicos para fazer transações


Por Agência Brasil

Corra! Se precisar de algum serviço presencial nas agências bancárias do país ainda neste ano, o último dia útil para isso é a próxima quinta-feira (29).

Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), no dia 30 de dezembro (sexta-feira), não haverá expediente bancário, e as agências não abrirão para serviços presenciais. Os bancos permanecerão fechados em 31 de dezembro e 1º de janeiro (Confraternização Universal). No dia 2 de janeiro (segunda-feira), as agências bancárias voltarão ao expediente normal de atendimento ao público.

Conforme previsto em Resolução do Conselho Monetário Nacional, de 2020, não são considerados dias úteis para fins de operação bancária sábados, domingos e feriados de âmbito nacional, e as agências bancárias não funcionam em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou federais.

Leia também


Programe-se!Agências bancárias do país não abrirão no dia 30 de dezembro; veja programação do fim de anoBancos estarão fechados nos dias 24, 25, 30 e 31 de dezembro, além de 1º de janeiro

Durante os feriados, a população poderá utilizar os meios eletrônicos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras.

De acordo com a Febraban, os carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone, etc.) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

Os clientes também podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).

Correios

Os Correios funcionam normalmente de hoje até o dia 30 de dezembro. Já na véspera do ano novo (31), não haverá expediente. Segundo os Correios, o atendimento nas agências voltará a partir do dia 2 de janeiro de 2023.

Endereços e horários de funcionamento das agências – inclusive daquelas que funcionam aos sábados – podem ser consultados via aplicativo ou no site dos Correios.

INSS

As agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) funcionam na semana que antecede o Ano-Novo, inclusive no dia 30, quando os bancos estarão fechados.

Até o dia 31 de dezembro, haverá alteração no atendimento realizado na Central 135, que será prestado entre 7h e 16h (horário de Brasília).

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br