Topo

Milho transgênico totalmente desenvolvido no Brasil é apresentado pela Embrapa

Milho Transgênico
Milho transgênico BTMAX é resultado de parceria público-privada 100% nacional. (Imagem: Embrapa/Guilherme Viana)

Na virada do mês, o primeiro milho transgênico totalmente desenvolvido no Brasil foi apresentado pela Embrapa e a Helix, empresa do grupo Agroceres. O evento transgênico BTMAX é resultado de parceria público-privada 100% nacional.

Com resultados em laboratório e de campo conduzidos em regiões relevantes para o agronegócio do milho no Brasil, o BTMAX foi tão eficiente quanto a melhor tecnologia existente no mercado e não apresentou nenhum dano em folhas ou no cartucho da planta.

“Mesmo em regiões com alta pressão da lagarta-do-cartucho, como foi o caso de Rondonópolis, no estado de Mato Grosso, talvez tenha sido o mais impactante para a tomada de decisão da equipe”, explica Cesar Moisés Camilo, pesquisador da Helix.

Ainda segundo o pesquisador, mesmo com a diluição da folha do milho BTMAX em dieta artificial de 25 vezes, 70% das lagartas estavam mortas em sete dias.

Ao final de 14 dias, o BTMAX eliminou 99% das lagartas, sendo que 1% restante não completou o ciclo, “um ponto muito importante para o manejo de resistência da proteína”, reforça o pesquisador da Helix.

 

“O milho BTMAX não apresenta resistência cruzada com as proteínas presentes em eventos comerciais que já apresentam quebra de resistência“, reitera Cesar Camilo.

Com a aprovação unânime do evento pela CTNBio, referência mundial em excelência técnica, em junho deste ano, o processo de desregulamentação foi iniciado em outros países.

Ainda não se tem uma previsão para lançamento comercial da tecnologia, que depende muito da parte regulatória. Está aprovada no Brasil, mas como está na cadeia de exportação, ainda é preciso de mais aprovações, comenta Urbano Ribeiral Júnior, diretor financeiro do grupo Agroceres.

(Com Embrapa)

Fonte : Money Times.

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br