Topo

Aegea Saneamento vence leilão e amplia presença no Nordeste

A Aegea Saneamento, companhia líder no setor privado de saneamento no país, arrematou a concessão dos serviços de esgotamento sanitário em 24 municípios do Nordeste em leilão realizado em 27 de setembro na sede da B3, em São Paulo. Com a vitória, a companhia passa a gerir o saneamento das Regiões Metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, o que se traduz no atendimento de mais 4 milhões de pessoas.

“É com imensa felicidade que recebemos este desafio em importantes regiões do Ceará, e que vai resultar em um legado para milhões de pessoas. Esta ação se soma ao projeto iniciado também em 2022 para prestarmos serviços de esgotamento sanitário na cidade do Crato, no Ceará”, diz Renato Medicis, vice-presidente regional da Aegea Saneamento.

Universalização do saneamento

Com a vitória no leilão, a Aegea avança os seus serviços para 178 cidades, distribuídas em 13 estados, e passa a atender aproximadamente 26 milhões de pessoas. Dessa maneira, a companhia aumenta a sua contribuição para universalizar o saneamento no Brasil, especialmente nesta que é uma das regiões mais carentes em saneamento do Brasil.

 

A Aegea opera em cidades de diferentes portes, com populações que variam de três mil a 6,8 milhões de habitantes. Pela abrangência nacional, a empresa aprimora ano após ano a sua experiência em lidar com realidades distintas dentro do mesmo país. Em todos os projetos, a Aegea prioriza o respeito ao meio ambiente, às pessoas, ao mesmo tempo que promove grandes investimentos e inovações para aumentar a eficiência operacional.

Investimento de longo prazo

Com esta conquista, a Aegea reforça sua atuação em PPPs (Parceria Público-Privada), com a gestão do esgotamento sanitário nos municípios que compõem os dois blocos leiloados no Ceará. O primeiro composto por 17 municípios da Região Metropolitana Sul de Fortaleza e da Região Metropolitana do Cariri, e o segundo bloco que engloba sete municípios da Região Metropolitana Norte de Fortaleza, incluindo a capital.

As duas frentes terão investimentos de R$ 6,2 bilhões durante o período do contrato, que vai até 2052. O projeto contempla a execução de obras de infraestrutura, melhorias, manutenção e operação dos sistemas. Somente na primeira fase, até 2033, serão investidos R$ 4,8 bilhões nas obras.

Com este projeto, a companhia alcançará 95% da população com o esgoto tratado na região, realidade que é presente somente para 30% das pessoas no Sul metropolitano de Fortaleza e região metropolitana do Cariri – e de 62% na região metropolitana de Fortaleza.

 

“Esta nova frente reforça nosso compromisso em promover vidas mais dignas e saudáveis, principalmente para a população mais vulnerável, em aderência ao nosso modelo de negócio”, afirma Medicis.

Avanço nacional

A Aegea participa ativamente da mudança do cenário do saneamento básico brasileiro por meio do arremate de blocos em leilões de concessão e parcerias. Somente no ano passado, a empresa iniciou três novas operações de esgoto por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs): Ambiental Cariacica, no Espírito Santo; Ambiental Metrosul, no Rio Grande do Sul; e Ambiental MS Pantanal, no Mato Grosso do Sul. A companhia também venceu, em 2021, dois blocos do leilão da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae). Neste ano, a Aegea arrematou a licitação dos serviços de esgotamento sanitário no Crato (CE) e, agora, os dois blocos do leilão da Cagece, também no Ceará.

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br