Topo

Banco Central vai permitir pagamentos entre contas e cartões em tempo real, diz jornal

SÃO PAULO - O Banco Central vai autorizar um novo modelo de pagamentos instantâneos no Brasil que irá permitir que pessoas e empresas possam transferir dinheiro de maneira eletrônica, em tempo real, sem restrição de meio ou horário, e com baixo custo. Hoje, isso acontece apenas entre clientes do mesmo banco, enquanto clientes de bancos diferentes podem realizar a TED apenas em horário comercial e dias úteis. As informações são do Valor Econômico.

A proposta, que prevê a transferência de recursos a qualquer momento através de smartphones, vai permitir que pessoas enviem dinheiro de sua conta corrente para o cartão de crédito de outras, inclusive nos fins de semana. Segundo o BC, isso irá estimular o surgimento de novas tecnologias e fazer com que a transferência de dinheiro não esbarre na infraestrutura. 

Ao jornal, o diretor de política monetária do BC, Reinaldo Le Grazie, disse que a proposta prevê o desenvolvimento de uma estrutura de mercado que possibilite a todos os participantes oferecer alternativas de pagamentos diretos e instantâneos entre pessoas e empresas. 

→ Restam poucas vagas para o Master Trader, o maior evento de Bolsa do Brasil; participe!

Apesar das conversas sobre o modelo de pagamento instantâneo ainda serem genéricas, as contas de pagamento - pouco usadas atualmente - poderão ganhar mais espaço em transações de valores baixos, visto que por ser um mecanismo parecido com uma conta corrente, mas com menos funções, o custo seria inferior a uma TED. Além disso, as contas de pagamento ajudariam a viabilizar transferências de e para cartões de crédito. 

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br