Topo

Prorrogadas inscrições para mestrado, doutorado e especialização na ENCE

Especialização recebe inscrições até 7 de outubro; mestrado e doutorado até o dia 3 - Foto: Álvaro Vasconcellos/Acervo IBGE

Foram prorrogadas as inscrições para os cursos de especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território e de mestrado e doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas, da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) do IBGE.

As inscrições se encerrariam nesta sexta-feira (23), mas agora os interessados no curso de especialização podem se inscrever até o dia 7 de outubro, com divulgação das inscrições deferidas no dia 14 de outubro. Já os candidatos que pretendem disputar uma vaga nos cursos de mestrado e doutorado podem se inscrever até o dia 3 de outubro e a divulgação das inscrições aceitas será no dia 10 de outubro.

Recentemente, o Programa de pós-graduação stricto sensu de mestrado e doutorado recebeu nota 5 no ciclo de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação vinculada ao Ministério da Educação.

“O Programa de Pós-Graduação não é em Estatística, e sim em População, Território e Estatísticas Públicas, estando inserido na área de Planejamento Urbano e Regional/ Demografia, da Capes. São oferecidas até 20 vagas para o mestrado e até 10 vagas para o doutorado. Trata-se de um programa consolidado, que completará 25 anos em 2023, e tem como docentes representantes do IBGE e de grandes instituições internacionais como Pedro Silva, que chegou a ser presidente do Instituto Internacional de Estatística. O curso de doutorado foi iniciado em 2015 e esse novo conceito 5 é o reconhecimento desse processo de consolidação e de fortalecimento do Programa, já com as primeiras turmas de doutorado formadas”, destaca Joice de Souza Soares, analista e assistente intermediária da pós-graduação da Ence.

Também são oferecidas até 30 vagas para o curso de pós-graduação lato sensu (especialização) em Análise Ambiental e Gestão do Território. Iniciado em 1997, o curso visa a complementar a formação de profissionais para atuação nos desafios socioambientais contemporâneos, compreendendo suas causas e procurando superá-los. O objetivo é priorizar a visão crítica e interdisciplinar sobre as questões ambientais e territoriais, a partir da integração entre os conhecimentos e análises ambientais e o planejamento, o ordenamento e a gestão do(s) território(s).

O curso busca, também, fornecer capacitação e desenvolver competências de acesso, uso e georreferenciamento de dados e informações de natureza estatística, demográfica e socioeconômica; e em novas geotecnologias para suporte ao processo de aquisição, tratamento, processamento e disseminação de dados geoespaciais que embasem as análises ambientais e a gestão do território. Além de contribuir para a reflexão crítica e ética frente às inovações tecnológicas, avaliando seu impacto na construção de uma sociedade sustentável.

“O processo seletivo do mestrado e doutorado tem uma etapa inicial de análise de documentação, seguida de uma prova escrita de conhecimentos gerais – cujos temas são aqueles relacionados à área de atuação do Programa; a bibliografia está disponível no edital. Quem passar nessa segunda etapa vai para a entrevista. Os alunos de mestrado têm de entregar um plano de trabalho e os de doutorado precisam submeter um projeto. Já para o curso de especialização, há análise documental, prova e entrevista”, esclarece Joice.

Desde o início de 2022, as aulas são presenciais em horário vespertino e noturno para os cursos de mestrado e doutorado. As aulas são de segunda à sexta, com seminários às segundas. Já o curso de especialização tem aulas matutinas.

A ENCE orienta que mesmo os que tiverem vínculos empregatícios devem estar afastados ou ter uma dinâmica de trabalho que os permitam se dedicarem aos cursos.

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br