
Segundo noticiado nesta quinta-feira (22) pelo Kommersant, portal de notícias russo, o vice-ministro das Finanças da Rússia, Alexei Moiseev, disse que o Ministério das Finanças e o Banco Central “como um todo” concordaram com um projeto de lei que permite negociações entre fronteiras utilizando criptomoedas.
A proposta é de que os residentes possam enviar pagamentos internacionais usando criptomoedas. A nova política foi supostamente criada para permitir que cidadãos russos acessem carteiras digitais.
“[A política] geralmente descreve como adquirir criptomoeda, o que pode ser feito com ela e como pode ou não ser liquidado com ela em primeiro lugar em assentamentos transfronteiriços”, disse o vice-ministro das Finanças no XIX Fórum Bancário Internacional “Bancos da Rússia – Século XXI” (citação de RIA Novosti).
Conforme a mídia russa, o Banco Central do país já estava discutindo o assunto faz um tempo, e Moiseev defende que a essência da proposta do Ministério das Finanças é que as pessoas tenham acesso a carteiras de criptomoedas, similares às já existentes.
No entanto, o Banco da Rússia supostamente não era a favor de permitir que as corretoras de criptomoedas operassem legalmente e não aceitar criptomoedas como moeda legal.
Em 5 de setembro, Moiseev disse:
“Agora as pessoas estão abrindo carteiras de criptomoedas fora da Federação Russa. É necessário que isso possa ser feito na Rússia, que isso seja feito por entidades supervisionadas pelo Banco Central, que são obrigadas a cumprir os requisitos da legislação contra a lavagem de dinheiro e, antes de tudo, é claro, conhecer seu cliente”, explicou.
Fonte : Money Times