Topo

Dólar: Queda tímida de hoje mostra que ninguém sabe o que o Fed fará com os juros

Dólar EUA juros Fed Federal Reserve
Dólar segue sem direção definida, diante da preocupação dos investidores sobre a reação do Fed à inflação americana ainda alta (Imagem: Pixabay)

O dólar à vista fechou em queda de 0,3% frente ao real, negociado a R$ 5,17 para venda, em linha com o exterior. Por lá, a moeda dos Estados Unidos também caiu em relação aos seus principais pares.

Tanto aqui quanto lá fora, o dólar ensaiou uma recuperação após forte alta ontem, quando investidores reagiram negativamente à inflação ao consumidor dos Estados Unidos (CPI, na sigla em inglês) acima do esperado.

Hoje, apesar de mais comportado durante a sessão, ele chegou a ensaiar alta em um movimento de proteção local. Mas o movimento no exterior prevaleceu mais uma vez.

O contrato futuro de dólar com vencimento em outubro caiu 0,3%, na casa dos R$ 5,18.

Já o Dollar Index teve leve queda de 0,1%, aos 109,6 pontos, mostrando que a moeda perdeu força em relação à outras moedas como o euro, libra esterlina e dólar australiano.

Dólar segue a reboque dos juros americanos

Por mais que o dólar tenha tido um pregão de leve alívio, o mercado segue digerindo o CPI de agosto e recalculando a rota do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) em relação à taxa de juros.

Se antes as apostas se dividiam em alta de 0,50 ponto percentual (p.p.) ou de 0,75 p.p., agora, entra no radar a possibilidade da autoridade monetária ser mais agressiva. Assim, elevaria a taxa em 1 p.p, para o intervalo entre 3,25%-3,50%.

Entretanto, o Fed pode anunciar maior alta na taxa de juros em 40 anos.

O economista da XP, Francisco Nobre, avalia que a decisão de elevar os juros em 0,75 p.p. e não 0,50 p.p., como o mercado tem precificado, é um erro.

Portanto, aumentaria o risco de um nível de juros excessivo.

“O cenário econômico permanece muito incerto. Os efeitos dos aumentos de juros já realizados ainda serão refletidos na atividade econômica, dado o efeito defasado da política monetária. Uma decisão mais agressiva este mês deve levar a uma taxa de juros terminal mais alta”, escreveu Nobre em relatório.

Amanhã

Analistas adiantam que, com a proximidade da reunião do Fed na semana que vem, o dólar deve ficar mais volátil nos próximos pregões. Porém, sem definir uma tendência de alta ou de queda.

O economista-chefe da Infinity Asset, Jason Vieira, ressalta que o cenário continua repleto de desafios e entraves às economias desenvolvidas.

Sobre uma decisão mais agressiva do Fed em meio à escalada da inflação, ele diz que o resultado da situação atual é consequência da inação dos Bancos Centrais.

Fonte : Money Times.

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br