Topo

Dólar fecha abaixo de R$ 5,10 e não sobe desde o feriado

Dólar
Dólar operou em queda por todo o pregão acompanhando apetite por risco no exterior antes do CPI americano (Imagem: REUTERS/Dado Ruvic)

A expectativa para o dado de inflação ao consumidor nos Estados Unidos (CPI, na sigla em inglês), amanhã, derrubou o dólar à vista aqui e no exterior.

A moeda norte-americana fechou em queda de 1,1% frente ao real, negociada a R$ 5,09 para venda, acompanhando o recuo do dólar frente aos seus principais pares. Além disso, engatou a terceira queda seguida. 

O euro e a libra exibiram recuperação foram os destaques da sessão, chegando a subir mais de 1%. O euro chegou ao maior valor em seis meses.

Foco na inflação americana

A economista-chefe da Veedha Investimentos, Camila Abdelmalack, destaca que o mercado está esperando uma desaceleração da inflação norte-americana, no acumulado em 12 meses.

“A expectativa é cair a 8%. O dado de agosto também deve mostrar queda na comparação mensal. No entanto, a atenção se volta ao núcleo, principalmente, de combustíveis”, comenta.

Ainda assim, o mercado espera o CPI com uma certa cautela, diz o operador da Commcor Corretora, Cleber Alessie. Os números devem ser um dos últimos balizadores relevantes para a decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).

Na semana que vem, o Fed deverá elevar a taxa de juros em 0,75 ponto percentual (p.p.), conforme aposta do mercado.  Pode ser a terceira alta de juros seguida dessa magnitude.

Amanhã

O diretor de câmbio da Correparti, Jefferson Rugik, acrescenta que, nos Estados Unidos, o mercado acredita que a inflação já tenha chegado ao pico por lá.

“Um CPI abaixo das estimativas [de 8%] pode fazer o dólar cair de novo amanhã“, comenta.

Fonte : Money Times

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br