Topo

Boletim Radar analisa inteligência artificial na China, ecoinovação, energia e mercado de ouro

Com quatro artigos sobre três grandes temas – inovação, mineração, infraestrutura e sua regulação –, o “Radar: tecnologia, produção e comércio exterior” número 70 – o segundo deste ano, já está à disposição de pesquisadores e gestores públicos no portal do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Junto com a nova edição do boletim, publicado a cada bimestre pela Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais, de Inovação e Infraestrutura (Diset), o Ipea colocou no ar o novo site do boletim. Nele, foi criado o espaço “Entrou no Radar”, para tratar de temas de impacto, com textos curtos, n a perspectiva setorial. Além disso, os usuários poderão se cadastrar para receber as notificações e novas publicações via newsletter.

A edição nº 70 do Radar traz dois textos com foco em inovação: um trata do novo conceito de ecoinovação e, o outro, do desenvolvimento da inteligência artificial na China. Assinado pelo pesquisador do Ipea Luis Claudio Kubota, “Notas Sobre o Desenvolvimento da Inteligência Artificial na China” aborda as diversas peculiaridades do ecossistema de inteligência artificial do país asiático. O autor analisa como a proibição de aplicativos ocidentais, a ação direta do Estado e a disponibilidade de profissionais qualificados garantem a liderança chinesa nos avanços globais da tecnologia de inteligência artificial.

Já o artigo “Ecoinovadoras nos Anos 2000: Características Estruturais e Estratégicas das Empresas Brasileiras” traz as assinaturas dos pesquisadores do Ipea Pedro Miranda e Priscila Koeller e da professora na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Maria Cecília Lustosa. Nele, os autores identificam as características do perfil das empresas ecoinovadoras, daquelas estratégicas e ainda das firmas não ecoinovadoras. Miranda e Koeller apontam aspectos estruturais de cada um desses grupos, destacando o alto percentual de empresas não ecoinovadoras. Para essa análise, os autores recorreram à Pesquisa de Inovação (Pintec), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2011, 2014 e 2017.

O terceiro texto, “O Preço da Energia: o Descontrole do Abuso de Controle”, de autoria da pesquisadora do Ipea Dea Fioravante, debate os aspectos regulatórios do mercado de energia elétrica, os efeitos da pandemia de Covid-19 sobre os desequilíbrios macroeconômicos e seus impactos nos preços desse insumo. Fioravante examinou a evolução do preço da energia elétrica de agosto de 1999 a maio deste ano e apresentou justificativas para explicar o aumento acumulado de 395% no período, comparando os dados desse mercado com a evolução dos preços gerais da economia brasileira, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O quarto e último artigo do Radar nº 70, do pesquisador do Ipea Eduardo Vale, aborda as tendências atuais do mercado global de ouro. Ele mostra que, entre 2013-2022, após vários anos oscilando abaixo de US$ 1,3 mil por onça-troy, o preço do ouro iniciou, em 2019, uma trajetória de elevação contínua, que ultrapassou US$ 2 mil em agosto de 2021. A demanda, por sua vez, alcançou 4.021t em 2021, com destaque para os aumentos nas compras dos bancos centrais (82%) e na demanda industrial (9%). Conforme a autora, o perfil médio da demanda no período 2020/2010 ficou assim distribuído: investimento (42%), joalheria (34%), bancos centrais (17%) e tecnologia (7%).

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br