Topo

EXPORTAÇÃO VIRTUAL DE RECURSOS HÍDRICOS: A EXPERIÊNCIA BRASILEIRA COM A PRODUÇÃO DE CARNE BOVINA

“Combater as mudanças climáticas é uma preocupação global e, por isso, a maioria dos países direcionam suas políticas a favor da proteção e da prevenção, procurando reduzir suas emissões gasosas. A despeito da dimensão alcançada nas últimas décadas, este impacto ambiental não é a única ameaça ao nosso planeta. De fato, para determinadas atividades e/ou zonas geográficas, existem outras condições, que são tão ou mais relevantes, em relação às mudanças climáticas. É o caso da água, um recurso natural, que em algumas regiões do planeta demanda uma atenção especial”.                  (AENOR, 2021, pág. 21, tradução livre)

“O crescente consumo de produtos de origem animal certamente exercerá forte pressão sobre os recursos hídricos. Aproximadamente, um terço [1/3] de toda ‘água doce’ utilizada nas atividades agropecuárias está relacionada à produção de produtos de origem animal. A intensidade de recursos hídricos a esta produção é vinte [20] vezes superior à demanda para a produção agrícola [estrito senso]” (Mekonnen e Hoekstra, 2012, pág. 1, tradução livre)

Veja artigo completo...

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br