Topo

Conselho do PPI recomenda incluir Petrobras na lista de estudos para privatização

O Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) decidiu nesta quinta-feira (2) recomendar ao presidente Jair Bolsonaro a inclusão da Petrobras na lista de estudos para uma possível privatização.

Esse é apenas um dos passos no longo processo que pode levar à venda da estatal ao setor privado. Antes que isso aconteça, o tema deverá passar pela Presidência da República, pelo Congresso e pelo Tribunal de Contas da União (TCU) (veja detalhes abaixo).

Na semana passada, o presidente já havia assinado um decreto para incluir a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) no PPI. A estatal é responsável por gerenciar os contratos da União para exploração do petróleo localizado na camada pré-sal.

Se seguir a recomendação do conselho, Bolsonaro deve editar outro decreto para incluir também a Petrobras no PPI.

O Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) é responsável por gerir os projetos de privatização e concessão. Vinculado ao Ministério da Economia, o conselho é presidido pelo ministro Paulo Guedes.

O pedido do Ministério de Minas e Energia (MME) para inclusão da Petrobras na lista foi enviado ao Ministério da Economia na segunda-feira (30) e já foi atendido pelo conselho nesta quinta.

Ministério de Minas e Energia pede inclusão da Petrobras em estudos

Próximos passos

 

Na sequência, caso Bolsonaro edite o decreto para incluir a Petrobras no PPI, o programa avaliará se a venda do controle das estatais para o setor privado é necessária e vantajosa economicamente.

Caso a privatização seja considerada viável após a conclusão dos estudos, o conselho do PPI recomenda ao presidente Jair Bolsonaro que, por decreto, inclua as empresas no Programa Nacional de Desestatização (PND).

Depois disso, começam de fato os trâmites necessários à privatização em si. No caso de algumas empresas, por força de lei, é necessário aprovar um projeto de lei no Congresso.

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br