Topo

Boletim analisa efeitos da pandemia no desenvolvimento econômico e ambiental dos municípios

Edição 26 do Brua foi lançada no XIX Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Planejamento Urbano Regional

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou, nesta segunda-feira (23/5), a edição de número 26 do Boletim Regional, Urbano e Ambiental (Brua). Os artigos foram apresentados, de maneira virtual, dentro do XIX Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Planejamento Urbano Regional (Enanpur). Nesta edição, o periódico faz referência aos impactos da Covid-19 na economia, agropecuária e meio ambiente em algumas regiões do país.

O pesquisador da Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur/Ipea) e editor do Brua, Carlos Wagner Albuquerque, explicou os nove artigos que integram a publicação. “O Brua é feito semestralmente e, nesta edição, reunimos análises mais amplas do impacto da pandemia nas finanças dos estados e municípios. E, apesar da melhoria, o primeiro artigo, por exemplo, mostra que a situação não é sustentável”, afirmou o editor do boletim.

Albuquerque chama a atenção para o artigo “CPR Verde como Instrumento de Geração de Riqueza para o Semiárido Brasileiro”, escrito pelo presidente do Ipea, Erik Alencar de Figueiredo, que traz uma proposta para redução das desigualdades sociais e de renda a partir da Cédula de Produto Rural (CPR) Verde. Na publicação, Figueiredo argumenta que a utilização desse instrumento estimula a proteção ambiental e melhora a distribuição de renda no país.

Segundo o artigo, “o decreto de criação da Cédula de Produto Rural (CPR) Verde, sancionado em 1º de outubro de 2021, deu início ao processo de consolidação do mercado de compensação voluntária de emissões de carbono, fornecendo segurança jurídica e possibilitando que o produtor rural possa ser remunerado pela preservação ambiental, enquanto aguarda o final do ciclo produtivo agrícola”.

O Brua apresenta estudos de outros 18 pesquisadores, sobre temas como o impacto do trabalho remoto nos municípios nordestinos e o afastamento dos trabalhadores da região Sul do país devido à pandemia. Ambos revelam que a alteração do modo de trabalho impactou em problemas laborais e econômicos dos municípios, sobretudo no Nordeste, nos setores público e privado. Há, também, pesquisas relacionadas à estratégia do Governo Federal de vacinação em massa contra a Covid-19 nas regiões de fronteira do Brasil.

Outros temas da edição nº 26 do boletim referem-se à expansão da produção agrícola e da pecuária; às novas tecnologias no âmbito rural; à gestão de ações ambientais nos municípios nordestinos e às contribuições das administrações municipais para execução de políticas públicas ambientais e de recursos hídricos no Nordeste.

A seção “Nota de Pesquisa” trata das abordagens metodológicas e dos principais resultados de caracterização e identificação dos núcleos urbanos informais. Por fim, o Brua reúne indicadores territoriais por meio de dados atualizados – regionais, federativos, urbanos e metropolitanos, além de ambientais – para análise de temas abordados nas edições anteriores.

Acesse o boletim na íntegra

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br