Topo

Panorama sobre Empreendedorismo no Brasil e no Mundo para 2022

Os empreendedores estão vendo cada vez mais oportunidades de negócios em meio à pandemia do COVID-19, de acordo com o mais recente Relatório do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2021/2022. O GEM tem o objetivo de classificar os países em termos de sua capacidade de incentivar novos negócios, que são de interesse tanto para os formuladores de políticas quanto para os empresários.

Aprenda quais são os componentes-chave em uma estratégia de promoção do empreendedorismo e os países líderes neste segmento, lendo o artigo a seguir.

 

Como incentivar o empreendedorismo e impulsionar novos negócios?

O relatório GEM 2021/22 inclui uma abrangente Pesquisa Nacional de Especialistas (NES), que captura as perspectivas de mais de 2.000 especialistas relevantes – no mínimo 36 por país – nos 50 países participantes, sobre as condições que regem o empreendedorismo em seu país. Dentre as 13 melhores condições para empreender estão:

Em geral, a pesquisa do GEM revela que apoiar novos negócios em tempos difíceis – como durante a pandemia de Covid-19 – e apoiar mulheres empreendedoras devem ser componentes-chave em uma estratégia de promoção do empreendedorismo, permitindo que ele floresça e dê sua contribuição plena e valiosa para o desenvolvimento e crescimento econômico.

 

 

Os 50 melhores países para empreender

As economias de alta renda tiveram um desempenho melhor do que as economias de média e baixa renda no Índice Nacional de Contexto de Empreendedorismo (NECI), que resume em um número a avaliação conjunta de especialistas das 13 condições de estrutura empresarial (EFCs) de cada economia.

Os Emirados Árabes Unidos atingiram a pontuação mais alta do NECI de 6,8, de acordo com o relatório, emergindo como o melhor lugar para iniciar um novo negócio em 2022, seguidos pela Holanda, Finlândia, Arábia Saudita e Lituânia.

“Isso pode ser devido a uma combinação de razões, incluindo o país que hospeda eventos de promoção de empreendedorismo de alto nível, como a Expo 2020”, afirmou o relatório do GEM.

Entre os países que obtiveram os maiores aumentos foram na Arábia Saudita (de 5,0 em 2019 para 6,1 em 2021), nos Emirados Árabes Unidos (de 5,8 para 6,8) e na República da Coreia (de 5,8 para 6,8) 5.1 a 5.7).

 

Taxa de empreendedorismo no Brasil

Os dados do relatório GEM demonstram também que o Brasil ascendeu duas posições no ranking global em termos de taxa de empreendedorismo total no período analisado.

Segundo o estudo, o país perdeu 9,4 milhões de empreendedores brasileiros em 2020 e em 2021 chegou ao patamar mais baixo desde 2013. No último ano, o número de pessoas entre 18 e 64 anos de idade à frente do próprio negócio formal foi de cerca de 43 milhões. Em 2020 e 2019, este número era de 44 milhões e 53,4 milhões de pessoas, respectivamente.

Em 2020, o país ocupava o sétimo lugar na lista com 47 países. Em 2021, o Brasil chegou à quinta posição, atrás da República Dominicana (45,2%), Sudão (41,5%), Guatemala (39,8%) e Chile (35,9%).

 

 

Condições para empreender no Brasil

Sobre a facilidade de acesso a finanças, o Brasil obteve 3,2, o segundo menor entre Economias GEM  de Nível C. Em relação sobre as políticas governamentais: impostos e burocracia, o Brasil obteve 2,3, o segundo menor entre o nível GEM economias.

Já sua infraestrutura também recebeu uma pontuação baixa, 5,2, terceira mais baixa entre as economias GEM Nível C.  No entanto, no condição de Facilidade de Entrada: Market Dynamics, um 6.0 pontuação classificou o Brasil em terceiro lugar.

Com isso, podemos analisar que começar um negócio no Brasil é difícil, devido as dificuldades com burocracia e impostos muitas vezes resulta em custos de conformidade que são altos para muitos empreendedores. Como resultado, muitos não registram seus negócios.

Como mencionado acima, a falta de investimento em infraestrutura também restringe os empreendedores brasileiros. Apesar de seus muitos desafios, a dinâmica interna de consumidores é uma vantagem para os empresários que possam receber mais apoio.

 

6 tendências do empreendedorismo global, segundo o WEF

Como vimos acima, o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2021/22 captura atitudes e tendências empreendedoras nos países. Segundo o Fórum Econômico Mundial (WEF) há seis tendências emergentes no empreendedorismo após o COVID-19 com base em mais de 150.000 entrevistados do GEM, que podemos analisar:

 

1. Recuperação global

Em 15 dessas 47 economias, mais da metade dos que iniciam ou administram um novo negócio concordaram que a pandemia levou a novas oportunidades de negócios. Em 2020, esse havia sido o caso de apenas nove das 46 economias. Da mesma forma, em 2021, mais de um em cada dois empreendedores em 18 das 47 economias concordaram que iniciar um negócio se tornou mais difícil. Em 2020, quase o dobro (33 de 46 economias) tinha 50% ou mais de seus possíveis empreendedores concordando que esse era o caso.

 

2.  Pré-pandemia x Pós-pandemia

O GEM rastreia as taxas de atividade empreendedora anualmente e uma comparação de dados em 2019, 2020 e 2021 mostra que a atividade empreendedora ainda não voltou aos níveis pré-pandemia na maioria dos países. O declínio foi de mais da metade na Polônia, na Eslováquia e na Noruega. 

No entanto, há exceções, particularmente na Arábia Saudita e na Holanda, que experimentaram aumentos na atividade empreendedora em cada um dos últimos dois anos. O gráfico a seguir mostra os níveis de atividade empreendedora total em estágio inicial (TEA) em cada ano para os 34 países participantes do GEM:

Atividade Empreendedora Total em Estágio Inicial. Imagem via GEM

.

3. Atividade empreendedora

O empreendedorismo é fundamental para apoiar a criação de empregos pós-pandemia e as empresas de alto crescimento são cruciais para alcançar esse objetivo. No entanto, o WEF observa que há uma preocupante tendência de baixa expectativa de crescimento entre os empresários.

Em um quarto das economias estudadas, mais da metade dos que iniciam ou administram um novo negócio espera não empregar ninguém além de si mesmos em cinco anos. Isso pode ser indicativo de altos níveis de negócios de “sobrevivência informal”, sugerindo novas startups como meio de sobrevivência na ausência de oportunidades alternativas de renda devido à pandemia.

 

4. Medo de falhar

Observa-se um paradoxo complicado em certos países. Embora muitos profissionais percebam que iniciar um negócio em seu país é fácil, apenas uma proporção muito pequena pretende iniciar um. Por exemplo, no Reino Unido, mais de 70% dos entrevistados concordam que é fácil iniciar um negócio naquele país, no entanto, menos de 1 em cada 10 pretende iniciar um negócio nos próximos três anos.

Da mesma forma, na Índia, mais de 80% dos entrevistados concordam que é fácil iniciar um negócio naquele país. No entanto, menos de 1 em cada 5 adultos espera iniciar um negócio nos próximos três anos. Em ambos os países, mais de 50% dos que veem boas oportunidades para iniciar um negócio relatam que o medo do fracasso os impediria de fazê-lo.

 

5. Digitalização

As restrições induzidas pela pandemia e a melhoria da infraestrutura digital aceleraram e aumentaram a adoção da tecnologia entre os países de baixa renda, onde uma em cada duas novas startups espera aumentar o uso digital para vender seus produtos nos próximos seis meses.

No entanto, os novos empreendedores adotam as tecnologias mais do que os empresários estabelecidos em todas as economias, exceto em três: África do Sul, França e República da Coreia. Há necessidade de mais incentivos e/ou treinamento para investir em tecnologias para evitar que empresas estabelecidas sejam deixadas para trás.

 

6. Educação

Uma tendência muito preocupante aqui é que os especialistas geralmente avaliam a educação empreendedora na escola como falha. Das 13 condições rastreadas, a Educação Empreendedora nas escolas foi classificada em último lugar em 39 das 50 economias participantes do NES no GEM 2021.

Isso poderia ter consequências de longo prazo, como limitar a criatividade, cultivar uma compreensão deficiente da dinâmica do mercado, e não alavancagem das intenções de criação de novos empreendimentos entre adultos no futuro, por sua vez, dificultando o crescimento econômico.

 

Aprenda mais no Festival de Inovação do Brasil no metaverso!

Será um evento totalmente diferente de todos os demais festivais já ocorridos no Brasil. O foco será em gerar negócios, experiências e inspirar pessoas/empresas a performarem cada vez mais na Nova Economia, sem deixarem de ser socialmente e ambientalmente responsáveis.

Esteja junto conosco no AAA Summit, que abordará as principais visões de futuro para o planeta, através das mentes mais brilhantes do Brasil para você construir uma mentalidade inovadora.

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br