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Diagnóstico de inovação: o que é e como realizar em minha empresa?

Você sabe o quanto sua empresa é inovadora? Caso você não saiba, confira a seguir como realizar em sua empresa um diagnóstico de inovação para entender a posição da sua empresa e quais medidas podem ser tomadas para um plano de ação com melhorias no processo de inovação.

O diagnóstico inovador funciona como uma consulta médica. Os pacientes recorrerão a profissionais para avaliar suas condições de saúde para determinar possíveis problemas, tendências e para compreender os métodos de tratamento adequados para uma solução e melhoria contínua.

Para isso, é preciso avaliar diversas questões para analisar a capacidade da empresa de inovar e de fortalecer uma cultura de inovação.

 

Como fazer um Diagnóstico de Inovação?

Imagem via 3DSculptor/iStock

O diagnóstico de inovação é construído a partir da análise detalhada da empresa, que tem como objetivo de servir de referência para aprimorar processos de inovação e conseguir gerar mais valor a partir deles.

Segundo pesquisa da AEVO, um diagnóstico de inovação revela o grau de maturidade dos esforços e processos de gestão da inovação, que costuma ter os seguintes aspectos detalhados adiante:

 

Passo 1 – Maturidade do modelo de gestão

Avalia a organização quanto a maturidade do seu modelo de gestão da inovação por meio da cultura, engajamento, processos e infraestrutura. Isso é avaliado por meio de quatro dimensões:

 

Visão & Direcionamento

Toda empresa deveria começar definindo os desafios ou objetivos do negócio que devem ser trabalhados. Com um direcionamento bem feito, fica mais fácil entender quais territórios de inovação explorar, quais ferramentas e metodologias utilizar e quais esforços e iniciativas deverão ser executados.

Cultura & Engajamento

Embora existam diversos aspectos culturais que possam sinalizar que são promotores da inovação, não há modelo único e ideal de cultura organizacional que seja mais propício a inovação. Por conta disso, cada organização deve encontrar o seu modelo e liderança para promover uma cultura de inovação.

Estrutura & Processos

Um bom processo de inovação organiza todo o fluxo de informações gerados pela organização, dá ritmo ao esforço e facilita a tomada de decisões quanto às iniciativas e projetos de inovação. Além de garantir ampla participação dos colaboradores e uma visão ampla e integrada dos esforços com a estratégia do negócio.

Recursos & Infraestrutura

De nada adianta ter uma estratégia vencedora, uma cultura propícia à inovação e um processo robusto, se não há como investir na realização dos esforços de inovação. Sendo um ativo em constante, as organizações devem ter consciência da sua ambição de inovação e alinhar seus investimentos com as expectativas de resultado.

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Passo 2 – Diversidade dos esforços

Busca criar uma visão do mix de esforços de inovação da organização. É mapeado, nessa dimensão a distribuição dos esforços invativos entre os drivers de inovação, que são dividos em:

  1. Tecnologia: esforços de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias.
  2. Rede: acesso ao conhecimento de redes internas ou externas à organização.
  3. Dados: análise de dados e aplicação de tecnologias cognitivas.
  4. Design: conhecimento das pessoas e suas motivações e comportamentos.
  5. Propósito: propósito inspirador e engajamento da organização.

 

Passo 3 – DNA de Inovação

Toda organização tem um jeito de ser e operar. Nessa dimensão é preciso entender um pouco os aspectos da cultura e o jeito de ser da empresa, que tem relação com o esforço inovativo e colaboração entre empresas e pessoas. Para isso, há alguns questionamentos importantes para avaliar o jeito de inovar de uma organização, como por exemplo:

  • Onde estão concentrados os esforços de inovação?
  • Qual é a postura de inovação da sua organização em relação dos concorrentes?
  • Como é a dinâmica de operação e tomada de decisão feita pela liderança?
  • Como é a estrutura organizacional da empresa?

 

Passo 4 – Momento do Negócio

É possível inferir a maturidade de uma organização e a importância dada à inovação quando se observa o comportamento e o modelo de gestão da empresa em diferentes momentos pelos quais todo negócio passa como crises, estabilidade ou crescimento. Com isso,  entender o momento em que um negócio e seu setor se encontram ajuda a dar contexto e entender o modelo de gestão da inovação adotado pela organização.

 
 
 
 
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