Topo

artigo - Preenchendo importante lacuna

Não há dúvida de que a violência e a corrupção são dois dos mais graves problemas enfrentados pelo Brasil. Qualquer pesquisa séria de opinião atesta isso, justificando, de certa forma, o enorme espaço ocupado nos noticiários envolvendo casos de uma ou de outra. 

Apesar da evidente preocupação com esses assuntos, a bibliografia a respeito era escassa, limitando-se a alguns livros e um número maior de artigos especializados, publicados normalmente em revistas de limitada circulação.

Utilizei o verbo no passado, porque no segundo semestre deste ano veio a público o livro Economia do crime no Brasil (Curitiba; Editora CRV), preenchendo importante lacuna e tendo tudo para se tornar uma verdadeira referência sobre os referidos temas.

Organizado pelos professores Marco Antonio Jorge, da Universidade Federal de Sergipe, e Marcelo Justus, do Instituto de Economia da Unicamp, o livro reúne 17 capítulos elaborados por pesquisadores que tem se dedicado ao exame da economia do crime a partir de diferentes prismas, perpassando por temas concretos de criminalidade no Brasil. Fundamentados teoricamente na Economia ou na Análise Econômica do Direito, muitos dos capítulos constituem-se em contribuições reais tanto para a produção de políticas públicas, como para consultas de trabalho por parte de aplicadores das normas jurídico-penais espalhados por todo o País.

Vários dos autores dos capítulos do livro, que costumam se encontrar regularmente em congressos e seminários, inspiraram-se no artigo seminal de Gary Becker Crime and punishment: An economic approach, publicado em 1968, no qual o professor da Universidade de Chicago e ganhador do Prêmio Nobel de Economia em 1992, adotou o olhar e os métodos econômicos na análise das escolhas e comportamentos individuais, partindo da premissa de que cada um busca maximizar seus ganhos e/ou bem-estar observadas restrições de custos ou tempo.

Assinados por qualificados pesquisadores de universidades ou instituições de várias partes do Brasil e até do exterior, de formação diversificada, incluindo administradores, advogados, economistas, arquitetos, sociólogos e planejadores urbanos, os capítulos possuem caráter interdisciplinar e acentuado rigor teórico e empírico, a fim de possibilitar a utilização não apenas em cursos de graduação, mas também de pós-graduação. Mesmo com essa rígida obediência aos padrões de excelência acadêmica, houve empenho em limitar o grau de formalização, evitando o uso exagerado de formulações matemáticas e estatísticas. Como este objetivo foi parcialmente alcançado, a maior parte dos capítulos tem leitura acessível, ainda que o conteúdo esteja, evidentemente, longe de ser leve.

O livro é dividido em quatro partes que podem ser assim sintetizadas:

·         A primeira parte, “Introdução à Economia do Crime”, constituída de seis capítulos, detalha o modelo de Gary Becker – que permeia toda a obra –, permitindo que os leitores se familiarizem com o mesmo.

·         A segunda parte, “Enforcement e dissuasão”, contém três capítulos e examina a contribuição da Economia do Crime para o entendimento de questões penais relacionadas à dissuasão do comportamento criminoso.

·         A terceira parte, “Crimes ‘sem vítimas’”, com quatro capítulos, focaliza aquilo que a literatura especializada chama de crimes sem vítimas, ou seja, transações que, mesmo sendo ilegais, ocorrem com a anuência voluntária das partes, tais como tráfico de drogas, prostituição, contrabando, corrupção e fraudes estruturadas.

·         A quarta parte, “Aspectos relacionados à criminalidade e implicações para políticas públicas”, também com quatro capítulos, engloba variados aspectos relacionados à violência e à criminalidade, começando por fatores ligados ao envolvimento de jovens e adolescentes em atividades ilícitas, passando por estudos regionais e setoriais, e encerrando com uma avaliação de políticas de segurança pública.

Difícil apontar, diante de tamanha riqueza de elementos factuais e teóricos contidos no livro, quais os de maior destaque. A mim, particularmente, chamaram especial atenção: (i) o relato referente à acirrada disputa por território de organizações criminosas como, por exemplo, o PCC e o Comando Vermelho; (ii) os dados referentes ao perfil das vítimas de violência, apontando para a esmagadora maioria de jovens de 15 a 19 anos do sexo masculino; e (iii) afirmações e evidências de que embora ocorra em locais mais pobres com maior frequência, a corrupção está disseminada em todo o mundo, graças à dificuldade de se desenvolver estruturas de incentivos que desestimulem a sua prática.

Por todas essas razões, mesmo reconhecendo não se tratar de um livro voltado para um público muito amplo, recomendo sua leitura a todos aqueles que se preocupam com os elevados níveis de crime e corrupção vigentes no País e que, como eu, devem se sentir incomodados com o inaceitável retrocesso institucional recentemente verificado, constituindo-se numa ducha de água fria para grande parte da população que sonha com um Brasil melhor e mais justo.  


Luiz Alberto Machado -  Economista, graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Mackenzie, mestre em Criatividade e Inovação pela Universidade Fernando Pessoa (Portugal), é sócio-diretor da empresa SAM - Souza Aranha Machado Consultoria e Produções Artísticas. Foi presidente do Corecon-SP e do Cofecon.

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br