Topo

Certificações do Mercado Financeiro: entenda as diferenças

Para quem trabalha no mercado financeiro, obter uma certificação pode ser um objetivo, principalmente se quiser expandir sua atuação profissional.

Basicamente, um certificado na área de Finanças é necessário para se trabalhar com produtos de investimento, seja para oferecer ao cliente ou fazer a devida gestão dos recursos.

Em instituições financeiras, para exercer algumas atividades possuir uma determinada certificação é pré-requisito. Por trás dessa exigência, existe uma regulação que confirma o conhecimento de quem obteve o certificado e, assim, garante a qualidade do serviço prestado pela instituição.

Por outro lado, o colaborador que tem uma certificação conta com um diferencial no currículo, mesmo que pretenda ocupar alguns cargos que não a exigem.

Podemos considerar que a queda na taxa de juros e o aumento na procura por ações geraram um aquecimento no mercado nos últimos anos. Dessa forma, você tem mais um motivo para buscar formação nessa área.

Quais são as principais Certificações Financeiras?

CPA 10 e CPA 20 são as certificações mais procuradas, principalmente por bancários que passarão a vender e demonstrar produtos de investimentos aos clientes.

Ambas são obtidas através de um exame que o candidato interessado faz após estudar individualmente. Esses certificados são fornecidos pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA).

CPA 10 requer um conhecimento básico de produtos de investimentos e créditos. E a CPA 20 é voltada para pessoas que atuam em agências bancárias ou plataformas, por exemplo, como gerente de atendimento ou assistente de gerência. Portanto, precisam ter conhecimento suficiente para orientar os clientes nesse segmento.

Para realizar assessoria financeira

A certificação internacional CFP (Certified Financial Planner), representada pela Instituição Planejar aqui no Brasil, possibilita realizar atividades de forma mais abrangente. Permite principalmente a atuação de profissionais na orientação de finanças pessoais.

Neste caso, são pessoas que não trabalham com a venda de produtos de investimento. Na verdade, são consultados para orientação sobre orçamento, perfil de investimento, tributação, sucessão, entre outras decisões financeiras gerais de Pessoa Física.

Para citar um exemplo, quem possui CFP é assessor de investimentos que não pode dizer se seu cliente deve comprar determinada ação, porém pode informar qual seria o percentual adequado para aplicar em ações ou em previdência, etc.

Existem escritórios de investimentos que disponibilizam esse tipo de serviço profissional para orientar seus clientes.

Outras certificações conhecidas

Assim como a CPA 10 e a CPA 20, a CEA – Certificação ANBIMA de Especialistas em Investimento – pode ser obtida por meio da aprovação em um exame brasileiro.

Esta certificação aponta os experts no assunto de investimento, que podem recomendar produtos para clientes em diversos segmentos, além de assessorar gerentes de contas.

Existe também a CGA – Certificação de Gestores ANBIMA que habilita profissionais para gestão de recursos de terceiros, com poder para tomada de decisões de investimento. Ou seja, esta função não tem contato direto com o cliente e realiza a gestão dos fundos e de um portfólio.

Não podemos deixar de citar, um certificado voltado a profissionais que realizam diretamente a análise técnica ou fundamentalista e a recomendação do investimento aos clientes. O CNPI – Certificado Nacional do Profissional de Investimentos (APIMEC) – permite trabalhar com valores mobiliários e atuar como consultores financeiros.

Em outro estágio, atua o broker. Este profissional executa grandes operações e é responsável pelo relacionamento entre seus clientes e as corretoras.

Como intermediário para executar transações, garante que operações que envolvem volume alto de ações sejam bem efetuadas. Para isso, é requisitada a certificação PQO – Programa de Qualificação Operacional da B3.

A FIA em parceria com a B3 desenvolveu um curso destinado especialmente para quem quer se aprofundar no mercado financeiro e dominar suas melhores práticas. Assista a Aula Magna da Formação de Brokers nos Mercados que traz informações sobre o programa e a trajetória do diretor de pregão da B3, Nilton Neves:

 

Agora que você sabe um pouco mais das certificações faladas na área Financeira, avalie se alguma delas faz sentido em seu momento de carreira e comece a estudar.

Dedique um tempo para pesquisar melhor sobre o assunto de investimentos e prepare-se para as provas. Com certeza, um certificado o auxiliará no desenvolvimento profissional em Finanças. Realizar uma pós-graduação ou MBA Finanças é outra forma positiva de aprofundar seus conhecimentos e investir em sua carreira!

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br