Topo

Brics deve reaproximar economias e retomar agenda multilateral na pós-pandemia

Diretor do Ipea participou de palestra de fórum acadêmico do bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul

“O Brics tem um papel importante na reforma do sistema multilateral, em reconstruir a confiança em uma ordem mundial baseada em regras, e ainda para reforçar e aprofundar a integração econômica entre os nossos países”, afirmou o diretor de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Dinte/Ipea), Ivan Oliveira, que participou, nesta terça-feira (3/8), da abertura do Fórum Acadêmico do Brics, que reúnie Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Em sua palestra, o representante brasileiro considerou que há diversos temas comerciais, de investimento e de cooperação técnica setorial que podem ser tratados e aprofundados em uma agenda comum entre os países do Brics, e também articulada com outras entidades multilaterais, como a Organização Mundial do Comércio (OMC) e a Organização das Nações Unidas (ONU).

Oliveira ainda defendeu um papel mais atuante do Novo Banco de Desenvolvimento (New Development Bank – NDB), instituição financeira do Brics, para apoiar projetos que levem em conta o desenvolvimento sustentável. “Há muito sendo feito para reposicionar o NDB em seu papel de redutor do gap no financiamento de infraestrutura, mas também de apoio aos nossos países na criação de novas oportunidades de crescimento inclusivo, especialmente para tornar nossas economias mais verdes e interconectadas”, comentou.

Esta edição do fórum acadêmico está sendo realizada remotamente e organizada pela Índia, com programação entre os dias 3 e 6 de agosto. O fórum procura tratar da dinâmica das relações internacionais relacionadas à pandemia da covid-19, em termos de oportunidades e prioridades de governança global, e ainda em se tratando de transformações geopolíticas e geoeconômicas em curso.

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br