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Revista do Ipea analisa benefícios das políticas públicas regionais no país

Publicação apresenta indicadores socioeconômicos de iniciativas no RS, CE e SP

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou, nesta quarta-feira (16), a edição nº 57 da Revista Planejamento e Políticas Públicas (PPP). A publicação apresenta um conjunto de dez artigos inéditos, entre os quais estão análises de impactos e indicadores socioeconômicos de iniciativas implementadas no Rio Grande do Sul (RS), Ceará (CE) e São Paulo (SP).

De acordo com os indicadores e resultados apresentados, o processo de planejamento, formulação e implementação de políticas públicas tem caráter estratégico para as administrações nacional, estaduais e municipais. As políticas públicas retratadas nesta edição da PPP englobam diversos setores, desde a indústria e os transportes até a saúde e a educação.

A revista apresenta como artigo de abertura o estudo produzido pelos pesquisadores Maicker Leite Bartz, Vinícius Halmenschlager e Gibran da Silva Teixeira. A pesquisa aborda impactos da expansão da indústria naval do sul do RS. O estudo analisou a implementação de dois estaleiros de grande porte no município de Rio Grande. Os resultados mensuram os efeitos socioeconômicos municipais gerados pelos investimentos no setor naval.

O segundo artigo da revista analisa os impactos socioeconômicos observados no CE por meio da implementação de políticas públicas na área de educação. O estudo, intitulado ‘Educação no estado do Ceará: análises utilizando o método do controle sintético’, apresenta resultados obtidos pelos pesquisadores Natanael Soares Leite e Francisco Germano Carvalho Lucio. Eles concluem que a gestão do governo estadual do Ceará apresentou rendimentos acima da média nacional por meio das políticas educacionais, conforme demonstrado pela análise qualitativa e quantitativa de indicadores do período compreendido entre 2007 e 2014.

Na avaliação do editor da Revista Planejamento e Políticas Públicas (PPP), Cleandro Krause, o caráter plural dos estudos demonstra a relevância do processo de formulação de programas para contribuir com o desenvolvimento regional do país. “Os estudos ilustram a relação existente entre o processo de implementação de iniciativas em governos locais e os impactos positivos observados como melhorias socioeconômicas e desenvolvimento sustentável”, destacou.

A revista também apresenta o estudo ‘Relação entre salário dos docentes e os resultados da educação básica’. Os autores Gustavo Pinheiro Moreira, Guilherme Irffi e Diego Rafael Fonseca Carneiro defendem que a correlação predominantemente negativa identificada pode ocorrer devido à competição por recursos educacionais e à inadequação da estrutura de incentivos inerente à política salarial.

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