Topo

Melhores Bancos do Mundo e o Boom das Fintechs na América Latina

Para manter os negócios funcionando e as famílias colocarem as contas em dia, cada vez mais pessoas recorrem aos bancos como nunca antes devido ao impacto da pandemia da COVID-19. O sistema bancário se tornou funadamental para a economia ao de levantar valores de dívidas e patrimônio para empresas que criam estoques emergenciais, que foram essenciais na distribuição de pagamentos de estímulo e outros benefícios econômicos.

As tecnologias bancárias ajudaram os consumidores a administrar suas finanças em casa, e os mercados financeiros demonstraram confiança inabalável nos bancos. Com as vacinas agora sendo distribuídas em todo o mundo, os bancos estão na linha de frente de um sucesso extraordinário.

O tremendo desempenho dos bancos é refletido na terceira lista anual da Forbes dos Melhores Bancos do Mundo da revista Forbes em parceria com a Statista.

Os Melhores Bancos do Brasil em 2021

O Brasil é um dos 28 países que aparecem na lista dos Melhores Bancos, com um total de 15 instituições financeiras, contra 10 de 2020. O Nubank, pelo terceiro ano consecutivo, ocupa o topo da lista, depois de sua estreia em 2019. Veja a seguir, os 10 bancos brasileiros classificados na lista:

Os Melhores Bancos do Mundo em 2021

A lista deste ano inclui um número recorde de vencedores do prêmio, refletindo o aumento da confiança dos consumidores em seus bancos.

Cerca de 500 bancos em todo o mundo foram premiados pelos consumidores como um dos melhores bancos do mundo. Dentre os 10 principais Melhores Bancos Mundiais que destacamos estão:

   Melhores Bancos    N° de Bancos País Sede
#1

Great Southern Bank

75  EUA Missouri
#2    Sbi Sumishin Net Bank 50  Japão Tóquio
#3

Sparda-Bank Hessen

40  Alemanha

Frankfurt

#4 CBS Bank 30  Índia  Thrissur
#5 Fineco Bank 30  Itália  Milão
#6 First Direct 20  Reuno Unido Leeds
#7 China ZheShang Bank 20 China

Zhejiang

#8  Bank Central Asia 20  Indonésia Jakarta
#9 St. Galler Kantonalbank 20  Suíça

St. Galler

#10 Nubank 15  Brasil

São Paulo

A Statista pesquisou mais de 43.000 clientes em 28 países ao redor do mundo para saber suas opiniões sobre seus relacionamentos bancários atuais e anteriores. Os bancos foram avaliados com base na recomendação geral e satisfação em cinco subdimensões:

  1. Confiança
  2. Termos e condições
  3. Atendimento ao cliente
  4. Serviços digitais
  5. Assessoria financeira

Clique aqui para obter o ranking completo dos melhores bancos do mundo.

O Boom das Fintechs da América Latina

Nubank é eleito o melhor banco no Brasil, pelo terceiro ano consecutivo no ranking de Melhores Bancos do Brasil. De acordo com a Andreessen Horowitz, a fintech Nubank é agora o maior neobank do mundo, com 33 milhões de clientes e uma avaliação de US $ 25 bilhões.

Essa avaliação já é a metade da capitalização de mercado do Itaú, o maior banco do Brasil, que existe há mais de 75 anos. Nubank percebeu logo o que se tornou óbvio para o resto do mundo: há uma enorme quantidade de oportunidades na América Latina para serviços financeiros de todos os tipos. ?

Entre as 4 principais razões do sucesso das Fintechs da América Latina, apontados pela a16 estão:

1.  Novas expectativas do consumidor

No México, 43% da população tem menos de 25 anos. Essa grande e jovem base de consumidores espera que seu serviço bancário espelhe mais de perto os aplicativos que eles usam regularmente. Além disso, o uso de smartphones está se tornando a norma, e não a exceção; O WhatsApp é comumente usado em toda a América Latina para enviar mensagens de texto, fazer compras e pagar. 

2. Regulamentação favorável à Fintech

A lei mexicana de fintech, “Ley Fintech”, deve entrar em vigor este ano. A lei cria uma estrutura para que as empresas de fintech ofereçam novos produtos e operem legalmente de acordo com os mesmos requisitos regulatórios e de supervisão das instituições financeiras tradicionais. Além disso, a primeira fase do projeto de Banco Aberto do Brasil foi ao ar no início deste ano. Outros países, Peru, Chile e Argentina entre eles, devem seguir o exemplo, aprovando o regulamento aberto das fintech nos próximos anos. 

3. O efeito COVID

Embora o dinheiro ainda seja o método de pagamento predominante na América Latina, as paralisações de negócios no ano passado levaram a uma maior aceitação de pagamentos digitais e online. O comércio eletrônico teve um crescimento de dois dígitos nos últimos meses. 

4. Pagamento em tempo real

Em contraste com os EUA, os pagamentos em tempo real existem há mais de uma década no México. O Brasil está em processo de implementação de sua própria versão de pagamentos em tempo real, chamada PIX. Novas fintechs estão prontas para tirar vantagem desses trilhos eficientes.

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br