Topo

Black Friday: como os robôs passam a perna em você na disputa por pechinchas

Ilustração de um robô

Legenda da foto, Programas de computador varrem os sites de comércio em busca de ofertas e preços baixos

A Black Friday e a onda de compras de Natal chegaram. Mas qualquer pechincha envolvendo um novo console como o PlayStation 5 ou Xbox Series X ou aquela placa de vídeo disputada provavelmente será abocanhada por um exército de robôs trabalhando para aqueles que procuram ter lucro dos preços baixos nesse período.

Esses robôs (bots) são programas em funcionamento constante que afetam o comércio online há anos. Mas a pandemia de covid-19 representa neste ano uma maior demanda por diversos itens e muito mais pessoas comprando pela internet. Ou seja, a dificuldade deve aumentar.

E qual é o problema desses robôs?

Bem, os robôs de varejo vasculham todas páginas desses sites de comércio por todo o mundo de olho no momento exato em que um item é colocado à venda. E daí eles alertam seus administradores para que possam vencer a multidão de consumidores comuns em busca de preços baixos. Alguns desses robôs até compram automaticamente o produto, mais rapidamente do que qualquer ser humano é capaz. 

É por isso que o PlayStation 5 e o Xbox Series X estão fora de estoque em lojas comuns, mas disponíveis por milhares de dólares a mais do que o preço inicial em sites como o Ebay.

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br