Topo

Acesso a mercado de crédito ainda é muito restrito no Brasil, aponta boletim

Radar nº 63, editado pelo Ipea, reúne artigos sobre setor financeiro e crédito a empresas

O acesso ao mercado do crédito, em comparação com outros países, é um dos destaques da 63ª edição do Boletim Radar – Tecnologia, Produção e Comércio Exterior, publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta segunda-feira (17). Composto por seis artigos, o Radar fomenta o debate sobre temas como mercado imobiliário, riscos de crédito, acesso a crédito agrícola, e poder de mercado do setor financeiro nacional frente ao setor industrial brasileiro.

De acordo com João De Negri, economista, pesquisador do Ipea e um dos responsáveis pela publicação, não restam dúvidas de que há uma necessidade de avanço do setor privado na questão do crédito. “Um mercado de crédito restrito impede, por exemplo, que empresas aumentem sua produção. Este cenário se tornou muito evidente durante a pandemia de Covid-19. Como consequência direta, vimos o fechamento de diversas empresas nesse período. Uma recuperação posterior é muito complicada, já que os custos de recontratação são muito altos”, explicou.

Informações levantadas no boletim mostram que, atualmente, 40% das empresas sequer têm acesso ao mercado de crédito no Brasil. “Se compararmos os indicadores de crédito brasileiros com os de outros países, é possível notar uma enorme disparidade. No caso da pandemia, o mercado de crédito permitiu que Alemanha ou China conseguissem superar muito melhor o impacto financeiro provocado pela emergência sanitária”, pontuou.

Sobre o Radar
O Boletim traz alguns dos estudos iniciados em parceria com o Banco Central, ao longo de 2019, no sentido de avaliar os instrumentos de crédito no mercado livre e direcionado no país. Os dados coletados para o boletim permitem a elaboração de futuras pesquisas sobre o tema e possibilitam a construção de novas bases de dados a partir do cruzamento de registros do Sistema de Informações de Créditos (SCR) com diversas outras bases administrativas do governo federal. O Radar é uma publicação editada pela Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação e Infraestrutura (Diset) do Ipea.

Acesse a íntegra do Boletim Radar nº 63

Assessoria de Imprensa e Comunicação
61 99427-4553
(61) 2026-5136 / 5240 / 5191

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br