Topo

Artigo - A Rendição Incondicional do III Reich.

A Conferência de Yalta, na Criméia, foi realizada entre 04 e 11 de fevereiro de 1945, as margens do mar Negro, no Palácio de Livadia, com os três grandes líderes Franklin Delano Roosevelt, Winston Churchill e o anfitrião do encontro Josef Stálin.

O fim do conflito na Europa, era questão de tempo, A Alemanha, acossada no leste , pela esmagadora superioridade dos exércitos russos, e no oeste contra americanos e britânicos. 

A força das indústrias americanas na produção de navios, aviões, tanques, veículos, combustíveis, armas leves e pesadas, além, de ter mantido seu território incólume de qualquer ataque aéreo, marítimo e terrestre, fazia a grande diferença no conflito.

A cidade de Dresden, conhecida como a " Florença do Elba", é totalmente destruída, por uma série de bombardeios realizados, pela RAF e Força Aérea Americana, entre os dias 13 e 15 de fevereiro de 1945, tendo sido considerado o maior bombardeio aéreo da história, com a morte de milhares de civis, em uma cidade sem grande importância militar ou industrial, segundo historiadores.

A Alemanha tinha perdido sua capacidade de defesa aérea. As forças aéreas dos seus opositores, dominavam os céus, praticamente sem nenhuma oposição.

Em 14 de fevereiro, após a Conferência de Yalta, o Presidente Roosevelt, a bordo do cruzador Quincy, no canal de Suez, no Egito, teve uma reunião secreta, com o rei Abdul Aziz , da Arabia Saudita , onde realiza o chamado  um Pacto de Quincy , atendendo as futuras demanda de petróleo americano, no pós - guerra. O reino transforma-se, em fiel aliado do Estados Unidos.

A batalha de Berlim, em abril de 1945, selaria o fim do III Reich. Com 2,5milhões de soldado, um vasto apoio aéreo, tanques de guerra, canhões, foguetes Katiúcha, o Exército soviético, sob liderança do marechal Zhukov, era imbatível. Em uma luta pelas principais avenidas e ruas da cidade, conquistou o emblemático Reichstag, Berlim está coberta de bandeiras vermelhas. Em 30 de abril, o Furher Adolf Hitler, suicida-se, com a sua recém esposa Eva Braun, solicita de seus colaboradores na Chancelaria, para que seus corpos sejam cremados, para que não sirva de exposição pública, como foi o caso de Benito Mussolini, em Milão. Em seu testamento, Hitler deixa como seu sucessor o Almirante Donitz.

Em 08 de maio de 1945, em território germânico, o Marechal do Reich, Wilhelm Keitel, representando o governo alemão assina um cessar fogo das três forças – Aeronáutica, Marinha e Exército -, como também a rendição incondicional alemã. Do outro lado, o Marechal do exército Russo, Zhukov, aceita a rendição das forças armadas do III Reich, ás 00h45 do dia 09 de maio de 1945 (Moscou), em virtude do fuso horário.O Almirante Doenitz, substituto de Hitler,comunica a toda a população alemã , pelo rádio ,o fim do III Reich. 

Marcos Antonio Moreira Calheiros - Economista

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br