Topo

Reforma tributária, déficit fiscal e os reflexos na sua carteira de investimentos

Alguns assuntos são mais complexos do que outros. Questões tributárias deveriam ser fáceis para os brasileiros, afinal, pagamos tantos impostos que naturalmente formaríamos especialistas no tema.


Porém, o Brasil vive um verdadeiro manicômio tributário. A simples tarefa de chegar a um número final de volume de carga tributária se torna quase impraticável por aqui.

Nesse momento, uma agenda para solucionar essa bagunça acontece com a reforma tributária. Ao mesmo tempo, o governo se contradiz sobre promessas e metas em relação ao fiscal do país.

No mercado financeiro, você aprende a desenvolver a humildade sobre diversos assuntos. Alguns deles você domina, em outros fica distante e faz consulta.

 

 

Dito isso, o Stock Pickers recebeu Marcos Mortari, editor de política do InfoMoney, e Márcio Fontes, sócio e head de multimercado na Asa Investments. A ideia era desmembrarmos as questões políticas e de agenda, além de entender como o mercado deve digerir tudo isso em termos de preços de ativos.

Mortari passou a primeira hora elucidando todos os pontos da reforma e do congresso. Fontes abordou as perspectivas do mercado e atualizou as visões do time macro da Asa, além de comentar as principais teses de investimento de sua carteira.

Razoavelmente mais otimista com Brasil, sem grandes convicções e deixando a visão pessimista com a Bolsa americana de lado nesse momento. Essa frase resume bem como a casa encara o mercado nesse momento.

Sobre a reforma, Fontes avalia que ainda é muito cedo para entendermos os ganhos de eficiência e quantificar o que deveria afetar os preços. Talvez essa discussão retorne em alguns anos.

Fonte : Infomoney

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br