Topo

Ata do Fomc, reforma tributária no Senado, reta final dos balanços e dados da China: o que acompanhar na semana

Após uma semana marcada por dados de atividade e inflação, a agenda de indicadores no Brasil se esvazia nos próximos dias e o foco do investidor se volta ao noticiário político e internacional. Já na segunda-feira (14), lideranças do Congresso devem se reunir para falar sobre as últimas articulações em torno do arcabouço fiscal.

Na quarta-feira, há chances do relator da reforma tributária apresentar o plano de trabalho da reforma tributária na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

O mercado também está atento à segunda fase da reforma, que prevê medidas como a taxação de investimentos no exterior e de fundos inclusivo, assim como a tributação de dividendos e extinção dos juros sobre capital próprio (JCP).

O índice de atividade econômica do Banco Central, IBC-Br de junho, será divulgado na segunda, às 9h (horário de Brasília). O número sairia na última sexta, mas foi adiado em função da mobilização de servidores. O consenso Refinitiv prevê um avanço de 0,6% em relação ao indicador de maio.

Fora isso, o outro indicador econômico da semana é o índice de inflação IGP-10. O Itaú prevê uma retração de 0,28% em agosto, na comparação mensal, levando o índice anual a -7,5%.

A temporada de resultados das empresas brasileiras no segundo trimestre de 2023 chega ao fim. Mais de 40 companhias vão divulgar balanços entre segunda e terça-feira. Embraer (EMBR3), Magazine Luiza (MGLU3), JBS (JBSS3) e BRF (BRFS3) estão entre os principais destaques dessa reta final. Confira o calendário completo aqui.

Nos Estados Unidos, o principal destaque da agenda é a ata da última reunião do Comitê de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), realizada nos dias 25 e 26 de julho. No encontro, o Federal Reserve retomou o ciclo de aperto monetário no país, elevando os juros para o intervalo entre 5,25% e 5,50% – maior nível em mais de 20 anos. A minuta, detalhando o encontro, vai ser divulgada na quarta-feira (16).

A semana também vai ser marcada pela divulgação de dados da atividade econômica do país em julho. As vendas do varejo para o período vão ser apresentadas na terça-feira. O consenso Refinitiv prevê uma variação de 0,3% do indicador em relação a junho.

Na quarta-feira é a vez do dado de produção industrial. A média das projeções do mercado aponta para uma contração mensal de 0,2%. Nesse mesmo dia vão ser divulgados números do mercado imobiliário americano, como o de permissões para construção de novos imóveis e construções iniciadas.

Na agenda de balanços corporativos das empresas americanas, destaque para os resultados das varejistas Target (na quarta-feira) e Walmart (na quinta).

Na Zona do Euro, sai a leitura final do índice de inflação ao consumidor do mês de julho, dado que será divulgado na sexta-feira (18). Na quarta, tem a preliminar do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre de 2023, com previsão de avanço de 0,3% em relação aos três primeiros meses do ano e de 0,6% em bases anuais.

No Reino Unido, dados de inflação e atividade econômica em julho dividem a agenda. O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) e de preços ao produtor (PPI) vão ser divulgados na quarta-feira. Na sexta, atenção para as vendas no varejo britânico.

Na China, os destaques também são indicadores de atividade econômica. Já nesta segunda-feira, os investidores vão conhecer os números da produção industrial e vendas do varejo chinês em meio a um sentimento de desaceleração da economia do país.

Fonte : Infomoney

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br