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INSS pode cortar aposentadorias? 7 respostas sobre a mudança na Previdência Social

Calendário de pagamento dos benefícios do INSS

Uma resolução recente do CRPS (Conselho de Recursos da Previdência Social) deu aval ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para cortar, a qualquer momento, o pagamento de aposentadorias e pensões flagradas em fraudes mesmo após o prazo de dez anos de concessão dos benefícios.

A resolução 28 tem força de lei complementar e já está em vigor desde 1º de agosto.

O tema gerou dúvidas entre os beneficiários e, por isso, o InfoMoney compilou as principais respostas sobre o tema. Confira:

 

O que diz a resolução?

A resolução oficializa a regra de que o INSS pode cortar o pagamento de benefícios previdenciários a qualquer momento mesmo após o prazo de dez anos de concessão, se houver irregularidades ou fraudes constatadas.

Até então, passados dez anos da data de concessão, o INSS não podia interromper os pagamentos independentemente de eventuais indícios de fraudes.

Qual o objetivo?

A resolução oficializa uma jurisprudência já aplicada em outros processos e é válida para benefícios que dependem de perícia para provar a incapacidade do beneficiário.

E também busca aumentar a fiscalização e a identificação de fraudes e irregularidades em qualquer tipo de benefício.

Quais benefícios podem ser afetados?

O INSS poderá revisar e até cancelar o pagamento de:

  • aposentadoria por invalidez (ou aposentadoria por incapacidade permanente);
  • auxílio-doença, por incapacidade temporária; e
  • BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Os benefícios acima dependem de perícia, procedimento que atesta a incapacidade do beneficiário e garante a continuidade dos pagamentos. Sob a resolução 28, os benefícios serão revisados (mesmo os com mais de 10 anos de concessão). Caso seja constatada alguma irregularidade, os pagamentos serão descontinuados.

A resolução também diz que aposentadorias e pensões serão revisadas pelo INSS que, caso encontre alguma irregularidade nos pagamentos, poderá suspendê-los a qualquer momento. Anterior à resolução, qualquer benefício previdenciário com dez anos de concessão não poderia ser revisado.

 

Como saber se meu benefício vai ser cortado?

Não há exatamente um procedimento de aviso para o corte, segundo especialistas. Mas o beneficiário que está com a documentação em dia não tem com o que se preocupar. Mas vale conferir os dados prestados ao INSS.

Como checar se meu benefício está regular?

Para evitar qualquer tipo de problema, o beneficiário pode checar sua documentação na plataforma “Meu INSS”, vinculada à conta gov.br.

A plataforma permite:

  • fazer o pedido de concessão sem precisar de agendamentos;
  • rever a documentação enviada que valida seus pagamentos;
  • acessar o histórico de contribuição com os valores considerados para a concessão de benefícios;
  • acessar dados pessoais vinculados à Previdência Social e à Receita Federal.

O que fazer se meu benefício for cortado?

O beneficiário pode contestar a decisão do INSS, caso o órgão aponte alguma irregularidade e pare de fazer o pagamento. Para isso, o beneficiário deve encaminhar essa contestação via processo administrativo ou ação judicial, se achar necessário.

E se eu perder a documentação?

A resolução prevê que não poderá haver corte de benefício caso o cidadão não tenha mais a documentação que apresentou na data da concessão, há mais de dez anos, a não ser que esteja nos casos em que foram provadas fraude ou má-fé.

Assim, na prática, o beneficiário que obteve um benefício de forma regular, não precisa guardar toda a documentação utilizada no ato do requerimento.

Conforme advogados consultados, a meta da resolução 28 é penalizar os benefícios concedidos mediante fraude.

Fonte : Infomoney

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