Topo

A Selic vai cair 0,25% ou 0,50%? Tanto faz: quem investe neste título público não está preocupado com isso; veja motivo

Juros
Esse grupo de brasileiros está tranquilo pois sabe que ainda poderá ganhar o dobro da Selic seja qual for a decisão do Copom na quarta-feira (2); entenda. (Imagem: Shutterstock)

O mercado aguarda ansioso pela reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) que ocorrerá entre terça e quarta-feira desta semana. A expectativa é de que o ciclo de corte da Selic, a taxa básica de juros brasileira, seja iniciado.

Não há consenso sobre quanto a Selic pode cair na reunião. Há os mais otimistas, que esperam uma redução de 50 pontos-base na taxa de juros, e há os mais conservadores, que aguardam por uma queda de 25 pontos-base.

Mas, seja como for, o fato é que existe um grupo de investidores que, contrariando boa parte do mercado, não está nem um pouco preocupado com essa decisão.

Estou falando de brasileiros que, aproveitando uma oportunidade ainda pouco conhecida, estão investindo em títulos públicos que podem render 200% do CDI ou mais.

O motivo para tanta tranquilidade é que esse rendimento já considera as quedas da Selic que podem ocorrer nas próximas reuniões do Copom, como é aguardado pelo mercado. Ou seja, não há o risco de “perder” rentabilidade por conta da queda da taxa de juros.

E, além da rentabilidade que não depende do patamar da Selic, essa categoria de títulos públicos também conta com outras vantagens:

  • Isenção de Imposto de Renda;
  • Risco de crédito controlado;
  • Não tem aporte máximo.

Mas é provável que, até agora, você nunca tenha tido a oportunidade de investir em um título assim. E sabe por quê? Bom, o motivo é que a oferta desse tipo de título ainda é bastante limitada.

Para você ter uma ideia, apenas uma corretora oferece títulos públicos que podem render 200% do CDI ou mais atualmente. Esse é o caso da Empiricus Investimentos, corretora com mais de R$ 14 bilhões sob custódia.

É graças a ela que um grupo de brasileiros têm tido a chance de investir em títulos com rentabilidade estimada acima da média. E a parte boa é que você pode fazer parte disso também (saiba como clicando aqui).

O dobro da Selic mesmo após a decisão do Copom: com esse título público, é possível

Embora ainda seja pouco conhecido, a verdade é que esse título público vem caindo cada vez mais na graça dos brasileiros. E um dos principais motivos é o risco de crédito, que se assemelha ao do Tesouro Direto em alguns casos.

O Tesouro Direto é a “porta de entrada” dos brasileiros no mercado financeiro e também um dos investimentos mais seguros do país. 

Mas, vale destacar que, embora esse título público seja semelhante ao Tesouro Direto em termos de risco de crédito, a sua remuneração pode ir muito além. É comum que os títulos públicos cheguem a pagar o dobro do Tesouro. 

É claro que estamos falando de produtos diferentes e com prazos distintos, portanto, não faz sentido tirar todo o seu dinheiro investido no Tesouro Direto. Apenas estou lhe mostrando que existem opções além dele para investir, com o mesmo nível de risco de crédito.

Porém, como eu disse acima, essa categoria de título público vem se popularizando e, com isso, cada vez mais investidores o procuram. Com isso, é muito comum ver uma oferta se esgotar pouco tempo depois de ter sido lançada.

É por esse motivo também que você provavelmente nunca ouviu falar de oportunidades assim. Afinal, quem a conhece, guarda a “sete chaves”.

Mas, graças à Empiricus Investimentos, esse jogo começou a mudar. Ela tem alertado os investidores sempre que um novo título público com rentabilidade estimada acima da média aparece.

Fonte : Iinfomoney

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br