Topo

Arcabouço e dados de inflação no Brasil e nos Estados Unidos: o que acompanhar na semana

Edifício Sede Caixa Econômica Federal e Banco Central em Brasília

Após a Semana Santa mais curta e com pouca liquidez por causa dos feriados, investidores encararão, entre o dia nove e 15 de abril, um período com certa agitação, com a divulgação, por exemplo, de dados econômicos importantes no Brasil e nos Estados Unidos, além de questões políticas, como a ida do Arcabouço Fiscal para o Congresso.

Por aqui, o Banco Central, como sempre, divulga o Relatório Focus na segunda-feira (10), que vem sendo acompanhado mais de perto – por conta de toda a incerteza que ronda tanto o cenário brasileiro, principalmente no que tange à política, quanto o externo, as expectativas dos economistas estão tendo mais peso.

Mas os destaques, no que tange publicações macroeconômicas, ficam para a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de março, principal dado do inflação brasileiro, marcado para a terça-feira (11), e para o CPI (Índice de Preços ao Consumidor, na sigla em inglês), um dos principais indicadores da inflação americana, na quarta (12).

Com os atuais níveis das taxas de juros, em patamares considerados elevados tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, esses números acabam tendo grande peso nas decisões das autoridades monetárias. O consenso Refinitiv para o IPCA brasileiro é de uma alta de 0,77% na base mensal, ou de 4,7% no ano. Nos Estados Unidos, a projeção é de avanço de 0,3%, acumulando 5,2% no ano.

Além desses dois indicadores, outros números também são relevantes. No Brasil, investidores devem monitorar as vendas do varejo, na quarta, e a pesquisa de serviços, na sexta-feira (14) – ambas referentes ao mês de março. Nos Estados Unidos, há a publicação dos níveis de estoques do atacado de fevereiro, na segunda, da inflação ao produtor em março, na quinta, e das vendas do varejo e produção industrial, esses dois dados referentes ao terceiro mês do ano e divulgados na sexta.

“No Brasil, a atenção estará voltada para dados de inflação e de atividade. Na terça, o IBGE divulgará o IPCA referente a março, que deve mostrar um processo de desinflação gradual. A Pesquisa Mensal do Comércio e a Pesquisa Mensal de Serviços de janeiro serão apresentadas na quarta e sexta, respectivamente, e vale lembrar que ambas passaram por uma extensa revisão metodológica”, lembram os analistas do Bradesco BBI.

 

A casa, fugindo dos dados macroeconômicos, lembra que nos Estados Unidos, na quarta, há a publicação da ata da reunião do último Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês). O documento, contudo, é divulgado de forma um pouco defasada, por sair logo após um dado de inflação relevante. “Será importante acompanhar a visão dos membros do Fed sobre os problemas recentes no sistema bancário do país”, acrescentam.

No âmbito político local, especialistas chamam a atenção para o desenrolar da proposta do novo Arcabouço Fiscal. Qualquer nova sinalização tende a fazer peso nos ativos de risco e também na renda fixa.

“Depois de uma semana vazia devido ao feriado da Páscoa, os participantes do mercado aguardam os próximos dias para que o governo finalmente envie a proposta oficial de estrutura fiscal ao Congresso, bem como possivelmente desvende medidas de recuperação de receitas”, comenta o Itaú BBA. “Sobre este último tema, o ministro da Fazenda, Haddad, disse que o conjunto de medidas para reduzir isenções e brechas fiscais pode chegar a 1% do PIB”.

No âmbito corporativo, o destaque fica para o início da temporada de balanços do primeiro trimestre de 2022 nos Estados Unidos, com os bancos gigantes publicando seus resultados na sexta-feira. JPMorgan, Wells Fargo e Citigroup, como de costume, abrem o período de publicação de resultados.

Outros países importantes, como China, Alemanha e Reino Unido, por fim, também trazem dados macroeconômicos. O gigante asiático divulga sua inflação de março na segunda e a Alemanha publica a variação dos preços no mesmo mês na quarta. O Reino Unido, por fim, tem também na quarta a divulgação dos dados da sua indústria.

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br