Topo

Consignado do INSS: governo recua e eleva teto de juros para 1,97% após polêmica

O governo federal recuou e amentou o teto de juros dos empréstimos consignados para beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), para 1,97% ao mês, nesta terça-feira (28). A medida foi aprovada pelo CNPS (Conselho Nacional da Previdência Social), após intensa negociação entre a gestão Lula e os bancos e dentro do próprio governo.

A alta ocorreu após os bancos suspenderem a linha de crédito, em reação à decisão do CNPS do dia 13 de derrubar a taxa de 2,14% para 1,70%. A redução havia sido capitaneada pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi, sem o aval da área política (Casa Civil) e da área econômica (Fazenda).

Lupi afirmou à CNN nesta terça que, apesar de o conselho ter elevado o teto, considera “que os juros continuam altos”. “Recuamos no que queríamos para o teto de juros do consignado pela pressão que bancos fizeram”.

Bancos haviam criticado a redução para 1,70% ao mês e dito que não seria possível oferecer a modalidade de empréstimos com esse limite. Até mesmo os bancos públicos Banco do Brasil (BBAS3) a Caixa Econômica Federal pararam de operar a linha — o que gerou fortes críticas de Lupi.

O ministro chegou a compartilhar em seu Twitter nota das centrais sindicais contra a suspensão do consignado, que falava em “extorsão e chantagem contra aposentados” e que o governo não deveria ceder “aos interesses dos bancos e do mercado financeiro”. Mas foi repreendido por Lula.

Diversas instituições financeiras, como Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander, Daycoval, Mercantil do Brasil e PagBank/PagSeguro, suspenderam a linha de crédito logo depois da redução do teto dos juros.

 

 

Isso porque o CNPS estipula somente a taxa máxima, mas cabe às instituições financeiras a definição dos juros a serem cobrados (e se vão oferecer o produto). Com a decisão desta terça, o teto do consignado do INSS, que havia caído de 2,14% para 1,70% ao mês, subiu para 1,97%; o do cartão de crédito consignado, que tinha sido reduzido de 3,06% para 2,62% ao mês, foi elevado para 2,89%.

Após a reunião do CNPS, o InfoMoney procurou Bradesco, BB, Caixa, Itaú e Santander, para saber se os bancos iam retomar a concessão do empréstimo. O Bradesco informou que vai voltar a oferecer amanhã a linha de crédito, enquanto o Itaú disse que ainda está avaliando.

Polêmica no governo

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) diz que cerca de 14,5 milhões de pessoas têm uma das linhas do consignado do INSS (empréstimo ou cartão), com R$ 215 bilhões em empréstimos e um ticket médio de R$ 1.576. Diz também que os “negativados” seriam os mais prejudicados (veja mais abaixo).

Em meio à polêmica entre Lupi e outras áreas do governo, o ministro Fernando Haddad (Fazenda) afirmou hoje, antes da reunião do CNPS, que o ministro da Previdência levaria ao colegiado, desta vez, a posição do governo, com “tabelas e uma longa explicação sobre o que aconteceu com o crédito consignado”.

“Penso que o ministro [Lupi] está bem municiado de argumentos para recalibrar a taxa e permitir tanto ao aposentado o acesso ao crédito com a garantia de que será mais barato do que o praticado até agora”, afirmou Haddad antes da reunião do CNPS.

O conselho é composto por 15 pessoas: Lupi, 5 membros do Ministério da Previdência, 3 representantes dos aposentados e pensionistas, 3 dos trabalhadores e 3 dos empregados (não há representantes da Fazenda ou da Casa Civil). Para elevar os juros, foram 11 votos favoráveis, 1 contrário e 3 abstenções, segundo a CNN Brasil.

 

 

Na semana passada, Haddad demonstrou preocupação com o patamar dos juros do rotativo do consignado, que tem dificultado a vida financeira dos beneficiários do INSS. O ministro da Fazenda disse que o governo prepara para abril um conjunto de medidas sobre crédito — boa parte pactuada com o Banco Central —, que será encaminhado ao Congresso Nacional.

“Dentro desse conjunto de medidas deve entrar questões como o rotativo do consignado. E a questão do comprometimento da renda com o consignado, que foi elevado de 30% para 45%”, afirmou o ministro. “O presidente pediu um estudo para saber se esse patamar é adequado ou se esse comprometimento está excessivo à luz da situação das famílias hoje”.

‘Meio-termo’

A redução do teto do consignado do INSS gerou embaraço ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), devido ao custo político para reverter a medida. O governo queria que os bancos voltassem a oferecer a linha de crédito, mas não que o limite voltasse para 2,14% ao mês.

Os bancos queriam que o teto dos juros ficasse acima dos 2%, mas o governo pressionou para que a taxa ficasse abaixo desse patamar, em um “meio-termo” entre o 1,70% e os 2,14%. Segundo dados do Banco Central, apenas quatro instituições financeiras cobravam taxas menores do que 1,70% ao mês:

  • Sicoob (1,68%);
  • Cetelem (1,65%);
  • BRB (1,63%);
  • CCB Brasil (1,31%).

Entre os bancos públicos, a presidente da Caixa, Rita Serrano, colocou como condição básica que o CNPS restabelesse a taxa a um patamar mínimo de 1,81%. Nenhum banco disse, até o momento, se vão voltar a oferecer o consignado do INSS com a nova taxa.

Impacto para negativados

Após a redução dos juros para 1,70%, a Febraban afirmou que “neste momento, considerando os altos custos de captação, eventual redução do teto poderia comprometer ainda mais a oferta de empréstimo consignado e do cartão de crédito consignado”. “Os patamares de juros fixados não suportam a estrutura de custos do produto”.

Disse também que os maiores prejudicados pela redução do teto para 1,70% seriam os clientes. “Os novos tetos têm elevado risco de reduzir a oferta do crédito consignado, levando um público, carente de opções de crédito acessível, a produtos que possuem em sua estrutura taxas mais caras (produtos sem garantias), pois uma parte considerável já está negativada”.

A Febraban afirmou ainda que 42% das pessoas que têm consignado do INSS “são pessoas negativadas em birôs de crédito” (inadimplentes e com o nome “sujo”) e que as duas modalidades (empréstimo e cartão) “praticamente são as únicas linhas acessíveis a esse público mais vulnerável”.

A taxa de juros para negativados é de cerca de 20% ao mês, enquanto o consignado tem os menores juros do mercado. Isso porque o empréstimo é descontado diretamente na folha de pagamento ou do benefício, o que diminuiu a inadimplência (e o risco) do produto.

(Com Reuters e Estadão Conteúdo)Empréstimos paralisados

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br