Topo

IBC-Br, Pnad Contínua e inflação nos EUA: o que acompanhar na semana

Bonds
Imagem: Getty Image

Com uma agenda relativamente fraca de indicadores no Brasil, os investidores seguem acompanhando discussões políticas sobre a nova âncora fiscal do país. A expectativa é a de que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresente uma primeira proposta nos próximos dias.

O Senado já aprovou a Comissão que vai referendar a nomeação de novos diretores para o Banco Central. Os mandatos de Bruno Serra e Paulo Souza terminaram no último dia 28 de fevereiro. Substitutos, no entanto, ainda não foram indicados.

Na sexta-feira (17), a agenda tem dois indicadores de destaque. O IBC-Br, prévia de atividade econômica do Banco Central, referente a janeiro. No mesmo dia, sai a taxa de desemprego medida pela Pnad Contínua. O Itaú prevê um crescimento de 7,9% em dezembro para 8,3% em janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Leia mais

“Vale lembrar que a Pnad será a primeira leitura com dados de renda após o reajuste do salário-mínimo”, lembram os analistas do Bradesco.

Dado de inflação é destaque nos Estados Unidos

O ponto alto da agenda de indicadores nos EUA é a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), prevista para terça-feira (14).

 

O consenso Refinitiv prevê que o índice de fevereiro registre um avanço de 0,4% sobre janeiro. Esse é um dado de destaque para a próxima decisão de juros do Federal Reserve, o Banco Central dos EUA. A próxima reunião da autoridade monetária está prevista para os dias 21 e 22 de março.

Ainda na agenda americana, os dados do varejo referentes a fevereiro serão divulgados na quarta-feira (15). O consenso Refinitiv prevê uma retração de 0,3% em relação a janeiro.

 

 

Na Europa, decisão sobre juros marca a semana

Na quinta-feira (16), o Banco Central Europeu (BCE) deve elevar os juros em mais 50 pontos-base. Mas o que mais interessa aos investidores no momento é quais serão os próximos passos da autoridade monetária. O mercado vai se debruçar sobre o comunicado que acompanha que a decisão do BCE.

Na China, após o encerramento do Congresso do Partido Nacional Popular, o foco vai estar em dados do varejo, produção industrial e taxa de desemprego – indicadores previstos para terça-feira.

Fonte : Infomoney

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br