Topo

Ata do Fed: inflação dos últimos três meses caiu, mas não há evidências de trajetória sustentada

Os dados de inflação dos Estados Unidos nos últimos três meses mostraram uma redução no ritmo mensal de aumentos de preços, mas ainda não há evidências de uma trajetória descendente sustentada. Esse foi um dos principais motivos que levaram que “uma sólida maioria das autoridades do Federal Reserve” concordasse em desacelerar o ritmo de aumento na taxa de juros para 25 pontos-base na reunião dos dias 31 de janeiro e 1° de fevereiro, segundo a ata da reunião do comitê de política monetária (Fomc) divulgada nesta quarta-feira.

“Quase todos os participantes concordaram que era apropriado elevar a faixa alvo da taxa dos Fed Fundss em 25 pontos”, com muitos deles dizendo que isso permitiria ao Fed “determinar melhor a extensão” de aumentos futuros, de acordo com a ata.

O documento diz ainda que os participantes do comitê concordaram que as taxas precisariam subir e permanecer elevadas “até que a inflação esteja claramente no caminho de 2% (a meta do Fed)”.

 

Segundo a ata, “muitos desses participantes observaram que uma maior desaceleração no ritmo dos aumentos de juros permitiria avaliar melhor o progresso da economia em direção às metas do Comitê de máximo emprego e estabilidade de preços”.

Por outro lado, “alguns participantes afirmaram que eram a favor do aumento em 50 pontos básicos nesta reunião ou que poderiam apoiar o aumento da meta nesse valor”. Esses participantes a favor de um aumento maior observaram que essa decisão traria mais rapidamente o intervalo da meta para perto dos níveis suficientemente restritivos

Todos os participantes, segundo a ata, concordaram que era apropriado continuar o processo de redução das participações em títulos do Federal Reserve, conforme descrito nos planos de redução do balanço do Banco Central americano.

 

 

Situação econômica

Na parte da reunião que fez uma revisão da situação econômica foi comentado que as condições do mercado de trabalho permaneceram difíceis em dezembro, com a taxa de desemprego em uma baixa histórica. O total de empregos na folha de pagamento não agrícola aumentou solidamente em dezembro, embora a um ritmo mais lento do que nos dois meses anteriores. A taxa de desemprego recuou para 3,5% em dezembro.

Já a inflação dos preços ao consumidor – medida pela variação percentual de 12 meses no índice de preços para despesas de consumo pessoal (PCE) – continuou a cair em novembro e dezembro, mas ainda estava elevada.

A inflação total de preços do PCE foi de 5% nos 12 meses encerrados em dezembro, 1,1 ponto percentual abaixo do valor de outubro. O núcleo do PCE, que exclui mudanças nos preços de energia e de alimentos foi de 4,4% em termos anuais, uma queda de 0,7 ponto percentual em relação à leitura de outubro.

O Produto Interno Bruto (PIB) real dos EUA, por sua vez, aumentou a um ritmo sólido no quarto trimestre do ano passado. A alta de 2,9% foi impulsionada especialmente por um grande ganho no investimento em estoques e uma contribuição das exportações líquidas. Mas a produção manufatureira dos EUA caiu consideravelmente em novembro e dezembro.

Perspectivas

A previsão para a economia dos EUA apontou para uma trajetória um pouco mais alta para o nível do PIB real e uma trajetória modestamente menor para a taxa de desemprego do que na projeção de dezembro, refletindo tanto os dados recentes quanto um pequeno impulso adicional à produção de um caminho mais baixo projetado para o dólar.

Com base na variação de quatro trimestres, a inflação total dos preços do PCE foi projetada para atingir 2,8% em 2023, e a inflação principal em 3,2%, ambas abaixo da projeção de dezembro.

 

 

“Com os efeitos dos desequilíbrios entre oferta e demanda nos mercados de bens esperados para desacelerar ainda mais e os mercados de trabalho e produtos projetados para se tornarem menos rígidos, a equipe (técnica do Fed) continuou a prever que a inflação cairia ainda mais em 2024 e 2025.” Em 2025, esperava-se que a inflação de preços do PCE total e central estivesse próxima de 2%, segundo a ata.

O documento diz ainda que, com a inflação do núcleo do PCE desacelerando nos últimos meses, juntamente com as revisões cumulativas para cima da projeção do núcleo da inflação no ano passado e o abrandamento esperado no crescimento econômico, a equipe vê os riscos em torno da previsão de referência para a inflação neste ano como equilibrados.

Para além deste ano, o corpo técnico continuou a ver os riscos em torno da projeção de inflação como enviesados ​​para cima, refletindo preocupações sobre a possível persistência da inflação.

Entre os fatores externos de risco para a inflação, os participantes da reunião citaram o relaxamento das medidas de restrição na China de suas políticas de zero covid e a continuidade da guerra da Rússia contra a Ucrânia, que está completando um ano.

Fonte : Infomoney
Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br