Topo

Livro Bege: atividade econômica nos EUA cresceu modestamente e de forma dispersa

Juros altos nos EUA

A atividade econômica nacional cresceu modestamente nos Estados Unidos, mas essas condições têm mostrado variação indústrias e distritos, informou nesta quarta-feira (19) o Livro Bege, um sumário de opiniões que embasa as decisões monetárias do Federal Reserve (Fed).

Segundo o documento, quatro dos 12 distritos do Fed observaram atividade estável e dois citaram declínios, com desaceleração ou demanda fraca atribuída a taxas de juros mais altas, inflação e interrupções no fornecimento. A pesquisa foi feita até 7 de outubro.

O Livro Bege diz que os gastos no varejo foram relativamente estáveis, refletindo gastos discricionários mais baixos, e os revendedores de automóveis disseram notar uma lentidão sustentada nas vendas decorrente de estoques limitados, preços altos de veículos e taxas de juros crescentes.

Enquanto isso, a atividade de viagens e turismo aumentou fortemente, impulsionada pela força contínua da atividade de lazer e pela recuperação das viagens de negócios. “A atividade manufatureira manteve-se estável ou expandiu-se na maioria dos distritos, em parte devido à flexibilização das interrupções na cadeia de suprimentos, embora houvesse alguns relatos de declínios na produção”, diz o documento.

Para os agentes consultados, a demanda por serviços não financeiros aumentou, enquanto a atividade nos serviços de transporte foi mista – portuária cresceu fortemente, enquanto os relatórios de demanda por caminhões e frete tiveram comportamento misto.

Na área de habitação, o aumento das taxas de hipoteca e os preços elevados das casas enfraqueceram ainda mais o início e as vendas para famílias únicas, mas ajudaram a impulsionar o aluguel de apartamentos e os aluguéis, que geralmente permaneceram altos.

Já os imóveis comerciais desaceleraram, tanto na construção quanto nas vendas, em meio à escassez de oferta e custos elevados de construção e empréstimos.

Mercado de trabalho

O emprego continuou a aumentar num ritmo de modesto a moderado na maioria dos distritos do Fed. Houve relatos de arrefecimento na demanda de mão de obra, com alguns observando que as empresas estavam hesitantes em aumentar as folhas de pagamento, em meio a preocupações crescentes de uma desaceleração econômica.

Também houve alguma menções sobre congelamento de contratações. No geral, as condições gerais do mercado de trabalho permaneceram apertadas, embora metade dos distritos tenha observado algum alívio nas dificuldades de contratação ou retenção.

Um comentário extra foi que a competição por trabalhadores levou a alguma caça ilegal de mão de obra por concorrentes ou indústrias capazes de oferecer salários mais altos. O crescimento salarial permaneceu generalizado, embora tenha sido relatada uma flexibilização em vários distritos.

Preços

Segundo o Livro Bege, o crescimento dos preços manteve-se elevado, embora tenha sido observada alguma flexibilização em vários distritos do Fed. Aumentos significativos nos preços de insumos foram relatados em uma variedade de indústrias, mas houve alguns declínios nos custos de commodities, combustível e frete. Olhando para o futuro, as expectativas são de que os aumentos de preços sigam moderados.

Fonte : Infomoney

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br