Topo

Ata do Fomc: Fed vê urgência em arrefecer inflação nos EUA, mesmo com impacto no mercado de trabalho

O Banco Central dos Estados Unidos divulgou, na tarde desta quarta-feira (12), a ata de sua última reunião de política monetária. A minuta se refere ao encontro realizado nos dias 20 e 21 de setembro e que terminou com o Fed elevando os juros da economia em 75 pontos-base, para a faixa entre 3% e 3,25%.

A ata do Comitê de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) mostra que houve consenso entre os formuladores de políticas do Fed sobre juros mais restritivos, que devem ser mantidos por algum tempo, para cumprir com a meta de reduzir a inflação. Muitos membros do colegiado avaliaram que o aperto será necessário para atingir as metas do Fomc.

Na avaliação dos participantes, “o custo de tomar poucas medidas para reduzir a inflação provavelmente superou o custo de tomar muitas medidas”.

O comitê avalia que será importante “calibrar” o ritmo de mais aperto de política monetária, com o objetivo de mitigar efeitos adversos significativos nas perspectivas econômicas.

 

 

Os formuladores de políticas do BC americano veem necessidade urgente de lidar com a inflação, ainda que o aperto monetário mais agressivo impacte em um aumento de desemprego maior que o previsto. Por hora, o Fomc volta a dizer que vê o mercado de trabalho “muito apertado”. Os salários continuam aumentando de forma acentuada, alimentando a inflação.

Contudo, alguns participantes observaram que seria  apropriado desacelerar o ritmo de aumento de juros em algum momento, enquanto é feita uma avaliação da política monetária sobre a economia.

As projeções do Fomc mostram os juros do Fed subindo para a faixa de 4,25% a4,50% até o final deste ano e terminando 2023 entre 4,50% e 4,75%. A projeção para o final de 2022 sugere que novas altas de 75 pontos-base são prováveis de acontecer nas duas próximas reuniões do comitê este ano.

Sobre a atividade econômica, o Fomc vê crescimento abaixo do esperado nos próximos anos. Os membros do comitê também acreditam que um Produto Interno Bruto (PIB) abaixo do esperado pode ajudar na redução da inflação.

Do ponto de vista externa, os membros do comitê acreditam que a economia americana pode estar vulnerável à desaceleração na Europa, com a guerra na Ucrânia, e uma economia chinesa vacilante.

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br