Topo

Existe previdência à prova de crise?

Como anda seu fundo de previdência na crise?

Ao longo dos últimos anos, em meio ao processo de redução da taxa Selic, com impacto sobre a rentabilidade da renda fixa, muitos investidores começaram a destinar uma parte dos recursos de sua aposentadoria para fundos de previdência de maior risco, leia-se, de ações e multimercados.

E esse mercado vem acompanhando o aumento da demanda, com cada vez mais gestores de renome lançando produtos previdenciários.

Nesta crise desencadeada pela epidemia de coronavírus, contudo, tem sido missão praticamente impossível escapar da queda de preços, com a disparada de aversão a risco gerada pelas incertezas e mudanças no cenário econômico.

De olho no desempenho dos produtos voltados para o longo prazo, o InfoMoney fez um levantamento para mostrar os fundos de previdência de ações e multimercados que estão com melhor retorno nos últimos 12 meses, assim como apontar como o mercado tem performado na crise.

Dentre as carteiras de multimercados livre, apenas 8,3% dos fundos bateram a variação do CDI desde o dia 21 de fevereiro, quando a crise começou a se refletir no mercado. Já em maio, até o dia 18, 67%, superam o CDI.

Na categoria de renda variável, desde o início da crise, de uma amostra com 32 fundos, 59,3% deles tiveram desempenho superior ao do Ibovespa. Já neste mês, são apenas 13 fundos, ou 42% do total, que batem o benchmark. 

Com posições em dólar e ações americanas e um olhar mais cauteloso em relação à Bolsa local, os fundos de previdência de gestoras independentes ainda sofrem com as marcas deixadas pela volatilidade de março, mas já começam a retomar a trajetória positiva anterior à pandemia.

Confira a matéria completa aqui e veja quais são as estratégias atuais de gestoras como Alaska, Canvas, Ibiuna e Occam.

Beatriz Cutait, editora de Investimentos do InfoMoney

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br