Topo

9 lições financeiras que pais bem-sucedidos ensinam ao seus filhos

SÃO PAULO -  É natural que os pais de uma criança façam de tudo para que ela tenha uma boa qualidade de vida, cheia de oportunidades e com sucesso no futuro. E é fato que  os pais podem contribuir muito para que seus filhos sejam bem-sucedidos na vida adulta.

Para Steve Siebold, escritor milionário e autor do livro “Secrets Self-Made Millionaires Teach Their Kids”, (Segredos que milionários “self-made” ensinam ao seus filhos”, em tradução livre), os pais que conseguiram atingir o sucesso financeiro podem estar à frente, porque ensinam seus filhos desde cedo a pensarem como “ricos”. 

Em entrevista ao CNBC, quanto mais cedo seu filho pensar como rico, melhor será no futuro, segundo o escritor. Para chegar a essa conclusão, ele desenvolveu um estudo de longo prazo. Entrevistou mais de 1.200 milionários e bilionários chamados “self-made”, ou seja, que construíram sua própria fortuna, para compreender seus hábitos e segredos.

Confira 9 lições que pais bem-sucedidos ensinam ao seus filhos, de acordo com o livro de Siebold:

1. Sucesso não vem de graça

Sucesso e a riqueza levam tempo e dedicação. “Conseguir alcançar a independência financeira vai se tornar uma luta diária. Você vai ter que abrir mão de algumas coisas, sacrificar seu tempo, sono e lazer para construir algo que no futuro você não vai se arrepender”, afirma Siebold.  

2.  Cerque sua vida de pessoas bem-sucedidas

Seus relacionamentos importam, quando se trata de ser rico. “Seus filhos precisam ter contato com pessoas bem-sucedidas no dia a dia. A exposição a pessoas que pensam grande estimula o aumento de consciência sobre o sucesso”, diz o escritor. Incentive seus filhos a criarem um relacionamento com as pessoas de sucesso, por exemplo, lendo seus livros.

3. Se apaixone pelo seu trabalho

Sua carreira afeta todos os aspectos de sua vida, então você precisa escolher seu caminho com cuidado. "É difícil investir o tempo e a energia necessários em uma profissão que você não gosta muito ou que não signifique nada além do dinheiro”, diz Siebold. "Desperte em seus filhos todos os dias a paixão pelo que gostam de fazer, ter entusiasmo para trabalhar é uma fórmula para abundância financeira, satisfação emocional e profissional".

4. Dinheiro e opotunidades são limitados

Boa parte das pessoas ricas vêem o dinheiro como um recurso infinito. E esse pode ser o maior erro. É importante explicar desde cedo aos seus filhos que dinheiro é conquistado – e que pode acabar. “Se é preciso trabalho e sabedoria para se tornar milionario, é necessário essa características em dobro para manter seu patrimônio”, diz Siebold.

5. Invista seu dinheiro

Um dos conselhos mais clássicos – e verdadeiros: os ricos são investidores. “Eles investem dinheiro hoje, para terem mais amanhã", afirma o escritor. Ou seja, pais bem-sucedidos investem, o que facilita que seus filhos entrem nesse mundo porque têm mais proximidade. Mas mesmo se você não for um grande investidor, explique para seus filhos que a melhor forma de aumentar seu patrimônio é investindo. “Essa lição não precisa ser passada aos 4 anos de idade, mas pode ser introduzida de pouco em pouco para que no futuro seus filhos possam optar pelo que melhor se encaixa com as suas expectativas”, diz.

 6. Gaste de forma inteligente

Não importa o quão alto seja seu salário, você não será rico, a menos que seja disciplinado o suficiente para manter o que você ganha. "Explique para seus filhos que gastos excessivos podem acabar com a possibilidade de conquistar a independência financeira”, diz Siebold.  Isso não quer dizer que você nunca deve gastar: "Ao contrário, é preciso saber gastar. Compre somente o necessário e gaste dentro do seu orçamento. Não adianta ganhar muito, se você vai gastar tudo. No mundo consumista que vivemos hoje, aparecem tentações a todo momento e é necessário por na balança o que realmente vale a pena”, aconselha.

7.  Saiba gastar seu tempo

Os ricos usam o tempo de forma diferente do que as pessoas de classe média.  “Enquanto a maioria das pessoas gastam tempo, os ricos investem nele”, diz Siebold. "Use seu tempo disponível para adquirir habilidades que vão te ajudar no trabalho, para ver filmes que te engrandeçam e para programas de lazer que realmente façam você relaxar. Saiba dosar seu tempo livre entre conhecimento e descanso”, diz Siebold. Incentive seu filho a investir no tempo dele.

8. Riqueza cria liberdade

Outra coisa que a riqueza pode proporcionar é liberdade: "Ser rico permite que você viva em qualquer lugar que quiser, faça o que quiser e seja o que quiser”, segundo Siebold. "Explique para seus filhos que a riqueza pode dar a você o poder de criar suas próprias regras, trabalhar menos, viajar mais, investir seu tempo em algo que sempre sonhou", diz.

9. Pessoas ricas nem sempre são as mais espertas

Há um senso comum de que “as pessoas ricas são mais inteligentes do que todas as outras", diz Siebold. Seu filho não precisa ser um gênio, para se tornar rico. A verdade é que "a maioria das pessoas bem-sucedidas não é mais brilhante do que as pessoas que estão lutando para pagar as contas no fim do mês”. A diferença, segundo o escritor, é que enriquecer é mais sobre saber gastar e acumular do que sobre intelecto.  A educação financeira como base da alfabetização é uma das coisas que podem colocar seu filho à frente de muitos concorrentes no futuro.

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br